WTTC anuncia colaboração com a OMT e com a Aliança Global para a Sustentabilidade Hoteleira na COP15

WTTC anuncia colaboração com a OMT e com a Aliança Global para a Sustentabilidade Hoteleira na COP15

Durante a COP15 em Montreal (Canadá), o Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC), a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e a Aliança Global para a Sustentabilidade Hoteleira (the Alliance) anunciaram uma nova colaboração que reunirá os sectores público e privado numa visão partilhada para travar e inverter a perda de biodiversidade até 2030.

A visão vê o sector global de Viagens e Turismo apoiar e inspirar governos, empresas e a sociedade em geral a implementar o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 e ajudar a transformar a nossa relação com o mundo natural. Os signatários da visão comprometeram-se a adoptar uma abordagem positiva do turismo em relação à natureza através da integração de salvaguardas da biodiversidade, reduzindo as emissões de carbono, o impacto da poluição, o uso insustentável dos recursos, e protegendo e restaurando a natureza e a sua vida selvagem.

Esta colaboração segue-se ao lançamento do relatório "Nature Positive Travel & Tourism" do WTTC, que foi criado em conjunto com a ANIMONDIAL, e destina-se a travar e reverter os danos à natureza para que o mundo vivo possa recuperar do seu actual estado de degradação. Isto envolve minimizar os danos contínuos e tomar medidas positivas para restaurar a natureza de modo a produzir um benefício global para a biodiversidade e ajudar a alcançar as Zero Emissões.

Quase 150 organizações até agora, aderiram à visão, incluindo grupos hoteleiros internacionais, operadores turísticos, agentes de viagens, destinos e instituições de solidariedade internacional relacionadas com a vida selvagem.

Complementando o poder do sector privado, a OMT, como voz do turismo ao nível da governação global, trabalhará para envolver governos e organizações internacionais e anunciar a visão partilhada do turismo como um pilar da conservação da vida selvagem e da protecção dos habitats.

O progresso também será orientado pelos dados e análises fiáveis da OMT, incluindo a iniciativa pioneira Medindo a Sustentabilidade do Turismo (MST) e a sua crescente Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO).

A visão prevê um futuro em que os governos implementem políticas que integrem a protecção da biodiversidade ao longo das suas intervenções ao longo de toda a cadeia de distribuição. A visão também permitirá ao sector tomar medidas para evitar ou minimizar os impactos negativos na natureza e desempenhar um papel pró-activo na protecção e restauração da biodiversidade.

Parte integrante deste processo será um maior reconhecimento da importância dos oceanos limpos para o sector, com cerca de 40% da "Economia Azul" global a estar relacionada com o turismo, de acordo com dados da OMT.

Julia Simpson, Presidente e Directora Executiva da WTTC, afirmou: "As viagens e a natureza estão intrinsecamente ligadas. Milhões de pessoas viajam para explorar a natureza e sentem uma ligação que não conseguem obter através dos ecrãs dos computadores. Quer seja caminhando para ver os gorilas nas montanhas do Ruanda ou mergulhando no Mar Vermelho, as pessoas querem ver a vida selvagem mais incrível do mundo em primeira mão. Porque isto restaurará a alma humana. "O turismo da vida selvagem cria mais de $340 Biliões de dólares (*). A colaboração actual entre o WTTC, a OMT e a Aliança para uma Hotelaria Sustentável, à frente da visão do sector para travar e inverter a perda dos recursos naturais até 2030, mostra o nosso compromisso de preservar o planeta para as gerações futuras".

Zoritsa Urosevic, Directora Executiva da OMT e Representante Especial das Nações Unidas em Genebra, declarou: "Uma agenda centrada nas pessoas para a biodiversidade é o caminho para um turismo mais sustentável. Como parte da ampla Aliança de intervenientes da ''Nature Positive Travel & Tourism'', a OMT manifesta o seu compromisso com o Quadro Global de Biodiversidade da COP15 - fazendo do turismo o Guardião da Natureza. "Novos modelos de governação e de negócio, maior capacidade para monitorizar as mudanças positivas e aumentar os empregos verdes são parte da solução à medida que avançamos juntos".

Glenn Mandziuk, Director Executivo da Aliança Global para a Sustentabilidade Hoteleira, referiu: " A Hotelaria enquanto indústria que depende do nosso mundo natural para tudo, desde os nossos edifícios até à atracção de turistas para locais excepcionais em todo o mundo, reconhecemos a imensa importância de proteger o nosso planeta. "A colaboração entre sectores e entre fronteiras é essencial para travar e inverter a perda de biodiversidade. Orgulhamo-nos de ter uma parceria com o WTTC e a OMT para ajudar na transição da relação da indústria com a natureza e tornar um Turismo de Natureza Positivo uma realidade".

 

Fonte: The World Travel & Tourism Council Announce Collaboration with UNWTO and Sustainable Hospitality Alliance at COP15. Press Release, 2022 December 12

13 Dezembro 2022