Viajar para o Oriente em tempos de pandemia

Viajar para o Oriente em tempos de pandemia

A Ásia tem estado totalmente fechada durante todo o período pandémico. No entanto, alguns países já estão abertos e já se consegue viajar, e espera-se que outros abram num futuro próximo. A vacinação é o elemento central em cada caso. Os países querem regressar lenta, mas seguramente, à oferta turística. No entanto, os turistas precisam de se familiarizar com as últimas situações e regulamentos em vigor para viajar para a Ásia.

O facto da Tailândia planear abrir novamente aos turistas em breve - com condições muito menos drásticas do que antes - está a criar um clima de optimismo na indústria das viagens. Phuket estará pronta para abrir as suas portas já em Julho. Desta forma, o mais importante destino asiático de viagens está a enviar um sinal importante para os mercados internacionais.

Mas, e quanto aos outros países asiáticos? Existem aqui diferenças significativas - alguns estados já estão abertos, alguns estão à beira da abertura, enquanto que para outros continua a parecer que não será para breve.

Singapura - está fechada aos turistas convencionais, mas aberta a viajantes de negócios ou a visitas oficiais, e a viajantes que possuam permissão especial (por exemplo, titulares de um "Passe de Visita de Longo Prazo" ou de um "Passe de Trabalho"). O trânsito nos seus aeroportos também é possível sob certas condições - aqueles que voam com a Singapura Airlines podem transitar sem quaisquer problemas. Desconhece-se actualmente se a realização do Fórum Económico Mundial 2021 em Singapura (em vez de Davos) em Agosto de 2021 irá contribuir para uma maior abertura.

A China está actualmente fechada aos turistas. Cidadãos de outras nacionalidades residentes na China ou residentes chineses, devem cumprir uma quarentena de 14 dias à entrada após viagem. No entanto, o governo chinês anunciou que estava a trabalhar numa abertura gradual ao turismo. O objectivo de fundo são os próximos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, em Fevereiro de 2022, pretendendo-se evitar ter de seguir o caminho de Tóquio, onde os Jogos Olímpicos de Verão serão realizados, este ano, sem visitantes estrangeiros.

O trânsito via aeroporto de Hong Kong é possível para os turistas. A estada não deve exceder 24 horas e o destino deve estar na mesma reserva que o voo para Hong Kong (o cartão de embarque já deve estar disponível à chegada), também a bagagem deve ser despachada para o destino final.

No Japão, actualmente, os cidadãos da maioria dos países do mundo não estão autorizados a entrar no país. Por este facto a isenção de visto foi levantada. Um teste PCR negativo e um "Questionário referente à Quarentena" devidamente preenchido são necessários para a entrada no país, uma vez que a quarentena é obrigatória. Como é sabido, os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio serão realizados este ano sem a presença de espectadores estrangeiros. Uma abertura aos viajantes internacionais, na melhor das hipóteses, não se prevê  provável antes do Outono.

Um dos destinos turísticos importantes na Ásia é a ilha indonésia de Bali. Em Março de 2020, a entrada sem visto foi suspensa para pessoas de 160 países. Contudo, até ao final de 2020, ainda era possível entrar com um "visto de negócios" ou "visto social", para o qual tinha de ser requisitada e obtida com a ajuda de agentes locais. Em Janeiro de 2021, estes vistos também foram proibidos. De momento, a entrada só é possível a estrangeiros com a autorização explícita das autoridades indonésias - e não a turistas convencionais. Mas agora, parece que as autoridades estão a começar a mudar a sua posição. Basicamente, Bali quer voltar a abrir-se ao turismo a partir de Julho de 2021. Isto vai acontecer, tal como na Tailândia, em primeiro lugar em "zonas turísticas" claramente definidas (criação de zonas protegidas – designadas por bolhas turísticas). Para Bali, seriam os locais turísticos mais comuns, como Nusa Dua, mas não a ilha na sua totalidade. Para que tal seja possível, Bali está a receber tratamento preferencial no programa de vacinação da Indonésia. Esta atitude mostra-se compreensível, porque o turismo é responsável pela maior parte das receitas de Bali - e uma vez que Bali registou em 2020 uma quebra de 75% no turismo, razão que levou muitos sectores a exercer pressão no sentido da reabertura da ilha. Em princípio, a Indonésia quer abrir mediante o sistema "Travel Bubbles". Como condição prévia, mais uma vez análoga ao previsto para Phuket, na Tailândia, está a ser examinada a possibilidade de criação de ligações aéreas sem escalas entre o país de origem e a ilha. Viajantes da Austrália, Coreia do Sul, China, Japão, Singapura, e Malásia são os primeiros países de origem que se consideram elegíveis. No entanto, os turistas terão sempre que apresentar à entrada um certificado de vacinação Covid-19 e um teste PCR negativo.

08 Abril 2021