Turismo na Europa: Sector em rápida mutação

Turismo na Europa: Sector em rápida mutação

Inicialmente fortemente penalizado pela pandemia da COVID-19, o sector turístico europeu parece estar agora a recuperar fortemente, excedendo potencialmente os níveis pré-pandémicos já em 2023.

Qual é o estado actual do Turismo na Europa? Como é que o sector se preparou para esta aceleração pós-pandémica do crescimento? A longo prazo, que novas experiências de viagem estão a surgir que irão dominar o mercado?


O Turismo na Europa: Mercado Flutuante Abruptamente travado pela COVID-19

A pandemia fez parar o mercado global do Turismo em plena expansão. Antes do surto da COVID-19, as viagens e Turismo representavam 4,4% do PIB e 6,9% do emprego, de acordo com os números da OCDE. As viagens internacionais representaram 6,5% das exportações mundiais em 2019, de acordo com a Organização Mundial do Comércio.

No total, o sector das viagens e Turismo representava mais de 330 milhões de empregos, ou 1 em 10 do total mundial, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

A Covid-19 devastou um sector próspero que depende da livre circulação de pessoas. As viagens internacionais pararam a partir de Março de 2020, e muitos países condicionaram as suas fronteiras para restringir as entradas.

Proibidos ou impossibilitados de viajar, os viajantes acabaram por não se deslocar: as chegadas internacionais caíram 70 a 75% em 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo, com menos 1 bilião (*) de viajantes e menos 1,1 biliões (*) de dólares em despesas turísticas ao longo do ano. Este valor equivale a 10 vezes o défice em despesas de viagem ocorrido em 2009, após a crise financeira que começou em 2007.

A OCDE prevê que o Turismo estará entre os últimos sectores da economia a recuperar a procura perdida quando a crise da Covid-19 tiver terminado.


Mudanças no Mercado Europeu do Turismo

Tecnologia no Turismo: smartphones e gestão e tratamento de dados. O sector do Turismo, após a sua grande mudança com a utilização da Internet, está agora a ser transformado por operadores 100% móveis que estão a alavancar a segmentação de dados e a utilização generalizada da inteligência artificial para captar e fidelizar novos clientes.


O ecoTurismo: Turismo sustentável na Europa cada vez mais popular

Os viajantes estão cada vez mais atentos à sua pegada ecológica e social, o que influencia a escolha dos produtos turísticos que adquirem. Os operadores turísticos estão a aproveitar esta oportunidade para oferecer aos seus clientes mais sensíveis a estas questões, em alternativa ao consumo massivo, a inclusão de estabelecimentos mais ecologicamente responsáveis na sua oferta.


Tendência: Turismo especializado e mais proximidade aos viajantes

De um modo mais geral, o Turismo especializado está a desenvolver-se, oferecendo aos viajantes uma combinação de prazer e utilidade. Um exemplo é o Turismo médico, que consiste na organização de uma viagem em torno de uma intervenção no domínio da saúde.


(*) utilizada terminologia anglo-saxónica

21 Junho 2022