OMT e ETC Datalab para impulsionar o Turismo europeu

OMT e ETC Datalab para impulsionar o Turismo europeu

Mais de 30 países na Europa inscreveram-se para partilhar conhecimentos e melhores práticas com o objectivo de aumentar a competitividade do Turismo e apoiar a recuperação do sector em toda a região.
 
A rede DataLab, liderada pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e pela Comissão Europeia para as Viagens (ETC) fornecerá uma plataforma única para a partilha das melhores práticas, incluindo know-how em gestão e análise de dados. Os utilizadores poderão também partilhar conhecimentos sobre a identificação de fontes de dados relevantes, a utilização de grandes dados, e a implementação de sistemas de inteligência sobre os mercados. As Organizações Nacionais de Turismo da Europa (ONT), as Administrações Nacionais de Turismo (ASN) e outros parceiros relevantes são todos elegíveis para fazer parte do DataLab, e representantes de mais de 30 países inscreveram-se para fazer parte da primeira fase.
 
"A rede DataLab da OMT-ETC representa uma forma inovadora e colaborativa de aumentar a competitividade dos países através da inteligência sobre os mercados. Isto ajudará as organizações de Turismo a estarem mais bem preparadas face a um sector cada vez mais digitalizado e orientado pelos dados", diz Zoritsa Urosevic, Directora Executiva da OMT.
 
"Ao promover a partilha de conhecimentos através da iniciativa DataLab da OMT-ETC, iremos fornecer uma plataforma para que os destinos colaborem e construam conhecimento colectivo, o que é crucial, especialmente em tempos de grandes desafios. Confiamos que esta iniciativa ajudará os nossos membros a minimizar os riscos e aumentar a competitividade para construir um sector turístico mais resiliente, inovador e sustentável nos próximos anos", afirmou Eduardo Santander, Director Executivo da ETC, aquando do lançamento da rede.
 
Preencher a lacuna de dados
A inteligência sobre os mercados tornou-se primordial para acelerar a recuperação sustentável do Turismo após a crise da Covid-19, compreender as tendências actuais e futuras, e tomar decisões informadas. Ao mesmo tempo, há necessidade de colmatar lacunas de dados, apoiar o desenvolvimento de novas ferramentas digitais e melhorar o acesso a dados em tempo real. De acordo com um recente inquérito realizado pela OMT e ETC sobre necessidades e utilização de dados, as questões relacionadas com o acesso aos dados, custo e competências pareciam ser alguns dos principais constrangimentos enfrentados pelos NTO e NTA em toda a Europa. A este respeito, "a rede irá explorar formas de compreender melhor os actuais requisitos de dados, melhorar o conhecimento e reforçar a capacidade aprendendo uns com os outros", indicou Sandra Carvão, Directora da UNWTO Inteligência e Competitividade do Mercado do Turismo.
 
Reforço da colaboração
A rede reforça a colaboração entre a OMT e a ETC numa área crítica de conhecimento e especialização para destinos turísticos e é o resultado de uma iniciativa proposta em 2021. Um grupo de trabalho com representantes de Visit Flanders, Fáilte Ireland, Malta Tourism Authority, NBTC Holland Marketing, Turismo de Portugal e o Conselho de Turismo da Eslovénia, orientou a OMT e a ETC nos fundamentos desta iniciativa. No futuro, o OMT-ETC DataLab proporcionará eventos de capacitação aos seus membros sob a forma de webinars e sessões de trabalho em rede.
 

02 Junho 2022