Entretenimento - uma parte importante da oferta turística

Entretenimento - uma parte importante da oferta turística

A UNESCO descreve o conceito de entretenimento hoteleiro como sendo práticas sociais que estimulam a iniciativa e a participação das comunidades no processo da sua própria evolução e no decurso da vida sociopolítica em que estão inseridas.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), entretenimento turístico ou hoteleiro são todas as acções que um grupo ou colectivo leva a cabo com o objectivo de promover a comunicação e assegurar a vida social.

Assim, o entretenimento inclui eventos de natureza lúdica e aqueles que, por uma ou outra razão, têm fins recreativos.

Importância do Entretenimento Turístico
Actualmente, o entretenimento hoteleiro tem grande valor para muitos hóspedes e cada vez mais as actividades de entretenimento em hotéis são criadas para distrair os turistas e estabelecer uma relação mais próxima e duradoura com eles.

Por este motivo, o entretenimento é considerado de extrema importância em especial no caso dos resorts porque:

- É uma forma de manter 'ocupados' os clientes que preferem viver no hotel

- É apresentado como um mecanismo de comunicação entre pessoas e diferentes grupos

- Encoraja os encontros e uma relação mais directa com as culturas anfitriãs

- O tempo livre durante as férias é utilizado ao máximo

- Realça certas aptidões e capacidades dos participantes

Os turistas retêm experiências memoráveis que certamente os farão repetir a experiência no futuro.

Existem diferentes tipos de entretenimento turístico:

Animação turística participativa
Os turistas activos que gostam de estar plenamente envolvidos nas actividades locais são os principais adeptos do entretenimento turístico participativo. Neste tipo de entretenimento turístico, encontrará danças, artesanato, peças de teatro e jogos de tabuleiro.

Animação turística contemplativa
O entretenimento turístico contemplativo é ideal para hóspedes que preferem observar em vez de participar. Não são de todo activos, em vez disso gostam de actividades que envolvem participação directa, tais como assistir a um espectáculo de dança, magia ou participar num evento desportivo.

Entretenimento sociocultural
Geralmente, este tipo de entretenimento é utilizado para divertir os mais velhos. Assim, aulas de yoga, sessões de spa, bingo e jogos de tabuleiro, tais como cartas, estão entre os seus favoritos.

Entretenimento turístico em navios de cruzeiro
Os cruzeiros constituem já um entretenimento a outro nível. Todo o tipo de actividades pode ser praticado neles, mesmo com um toque de exclusividade. Existem disponíveis espectáculos de dança, musicais, pequenos concertos e mesmo alguns deles têm casinos e outros locais para viajantes que querem deixar a rotina para trás e mergulhar no luxo durante alguns dias.

Entretenimento desportivo
O entretenimento desportivo destina-se àqueles que, mesmo quando estão de férias, querem manter-se em forma. Estão sempre à procura de actividades que exijam esforço físico e que tenham aquele cunho de competição e desafio de grupo ou individual.

14 Junho 2022