Turismo mundial com plena recuperação até 2024

Turismo mundial com plena recuperação até 2024

Segundo o relatório "Global Economic Impact Trends 2022”, do Concelho Mundial para as Viagens e Turismo (WTTC) publicado ontem, o ano de 2022 está a consolidar-se como o ano da recuperação do turismo após a pandemia COVID-19, principalmente após se terem registado, neste Verão elevadas taxas de ocupação em múltiplos destinos turísticos. Todavia as previsões apontam no sentido de não atingirmos os patamares anteriores à crise pandémica (2019). Para a WTTC até 2024 os números de 2019 não serão alcançados em todas as regiões do mundo, com uma excepção: Ásia-Pacífico, que os alcançará um ano antes.

À medida que a confiança dos viajantes melhora , estima-se que o turismo acelere a sua recuperação este ano a uma taxa de 43,7% em relação a 2021, e registe um acréscimo de 10 milhões de empregos no sector. Contribuem para estas expectativas, os dados preliminares referentes ao primeiro semestre de 2022, pelo que "o sector deverá regressar aos níveis pré-pandémicos por volta do final de 2023", embora seja mais claro para a WTTC que ocorram em 2024 quando todas as regiões do globo "recuperarem completamente"

Quem o fará claramente em 2023 é a região Ásia-Pacífico, pois segundo este relatório, será a primeira região a regressar, nesse ano, ao cenário de 2019, enquanto no caso da actividade turística na Europa não ocorrerá antes de 2024, altura em que o seu contributo para o PIB será de 4,1%, já comparáveis com os números anteriores à pandemia.

Previsões do sector para o período 2022-2032

Portanto, a partir de 2022 a recuperação do sector melhorará ano após ano. De facto, a WTTC prevê que, entre 2022 e 2032 , o contributo do sector do turismo para a economia global cresça a uma taxa média anual de 5,8%, mais do dobro da média de 2,7% estimada para a economia mundial.

Nesse mesmo período, o sector deverá gerar 126 milhões de novos empregos . Grande parte deles estará concentrada na região Ásia-Pacífico (64,8%), especialmente na China (25,5%) e na Índia (20,4%).

“Apesar de um ambiente macro desafiador, o sector das viagens e turismo recuperou-se. O mundo, com poucas excepções, volta a viajar. E estamos a observar um ressurgimento das viagens de negócios. Nos próximos 10 anos, o crescimento das viagens e turismo ultrapassará a economia global”, disse Julia Simpson, presidente e Administradora da WTTC.

Ameaças ao cenário previsto

Embora as previsões sejam positivas, não se pode esquecer que ainda há uma série de factores que ameaçam a recuperação, segundo a WTTC.

Por um lado, continua o conflito na Ucrânia, que já dura há mais de seis meses, com graves consequências para as economias da maioria dos países. A guerra está a interromper a cadeia de fornecimentos e a aumentar o preço da energia, o que desencadeou níveis de inflação em muitos países, incluindo Portugal que há muito tempo não se observavam, embora a sua progressão tenha em muitos países desacelerado ligeiramente em Agosto.

 

Fonte: World Travel and Tourism Council ( WTTC), "Global Economic Impact Trends 2022”( 6 September 2022)

07 Setembro 2022