Transporte aéreo descola apesar dos ventos contrários

Transporte aéreo descola apesar dos ventos contrários

Num cenário de crescimento económico mundial previsivelmente menos intenso, a recuperação do transporte aéreo global continua a confirmar as previsões em termos globais de um regresso aos níveis de tráfego de 2019 em 2024, confirmou a economista-chefe da IATA Marie Owens Thomsen.

As reservas prospectivas continuam fortes, as reservas internacionais estão a acelerar apesar da persistência de restrições de viagens relacionadas com a Covid-19 na Ásia, em particular na China.

Marie Owens Thomsen observou que o crescimento global do PIB deverá atingir cerca de 3% este ano, metade do crescimento registado em 2021. "As economias emergentes vão sofrer o peso dos desafios gerados por um crescimento económico mais débil".

Ao mesmo tempo, o crescimento "espectacular" do emprego deverá ajudar a mitigar o impacto do aumento da inflação e das taxas de juro no transporte aéreo. Segundo esta especialista, "uma inflação elevada significa taxas de juro reais mais baixas, mesmo que as taxas nominais subam". Uma inflação elevada também reduz o valor real da dívida.

Em termos de perspectivas a longo prazo para a indústria do turismo, a previsão é de uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) (*) de 3,4% entre 2019 e 2040.

O impacto do Covid-19 e restrições de viagem relacionadas, foi de tal modo elevado que se estima hoje que o tráfego perdido entre 2020 e 2022 foi equivalente a 1,8 vezes RPK (Receita de Passageiros por Quilómetro), registada em 2019.

Se as previsões actuais para o transporte aéreo se mantiverem em 2040, o tráfego ainda será 6% inferior às previsões de evolução do tráfego aéreo antes da pandemia, afirmou esta especialista.

Marie Owens Thomsen salientou, no entanto, que a aviação comercial é um ingrediente necessário para o desenvolvimento económico, "para o bem-estar e desenvolvimento global reconhecido há mais de 75 anos pelos redactores da Convenção de Chicago de 1944".

 

(*) A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é a taxa média anual de crescimento das receitas entre dois anos determinados, assumindo que o crescimento ocorre a uma taxa de crescimento composta e exponencial.

 

Fonte: IATA, Forecast highlights, Sep 2022

27 Setembro 2022