Turismo Europeu renasce: o Turismo quase a atingir os níveis pré-pandémicos

Turismo Europeu renasce: o Turismo quase a atingir os níveis pré-pandémicos

O turismo na Europa está novamente em expansão. Vários países estão a desfrutar de um impulso essencial, uma vez que a inflação e uma forte recuperação do sector fizeram aumentar as despesas e as receitas fiscais do turismo este ano.

Esta tendência positiva do turismo europeu é um dos factores que favorece as economias fortemente endividadas da região numa altura em que o aumento dos preços da energia está a afectar tanto os consumidores como as empresas.

Espanha informou na semana passada que recebeu quase nove milhões de passageiros nos seus aeroportos internacionais em Agosto, cerca de 87% dos que chegaram no mesmo mês de 2019.

No entanto, os preços mais elevados fizeram subir despesas turísticas para 11,26 mil milhões de euros, quase o dobro do que foi registado na mesma altura no ano passado e apenas ligeiramente menos do que em Agosto de 2019. Espanha espera que as receitas do turismo atinjam os 151 mil milhões de euros este ano.

Entretanto, o número de visitantes do país vizinho Portugal ultrapassou os níveis pré-pandémicos em Julho pela primeira vez desde o fim das restrições impostas pela covid-19, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Julho registaram-se 1,8 milhões de chegadas de turistas.

Esta recuperação, mais o impacto da inflação, contribuiu para um aumento de 21,6% das receitas fiscais, para 5 mil milhões de euros.

O grupo italiano de turismo Assoturismo estima que 49 milhões de turistas estiveram pelo menos uma noite num hotel durante o período de Verão de Junho-Agosto, o que representa ainda menos 6,9% do que em 2019.

No entanto, dados independentes da associação da indústria turística Federturismo confirmaram a mesma tendência: as receitas de turistas estrangeiros durante o período quase voltaram aos seus níveis pré- pandémicos, apenas 0,9% abaixo dos níveis registados em 2019.

O Ministério das Finanças da Grécia espera que as receitas do turismo excedam os 18 mil milhões de euros este ano, acima do recorde estabelecido em 2019. As receitas económicas líquidas para os primeiros oito meses do ano foram de 39 mil milhões de euros, cerca de 5,6 mil milhões de euros acima do previsto, graças ao aumento das receitas do turismo e das receitas do IVA. No entanto, o executivo actual prometeu atribuir a maior parte da folga fiscal aos subsídios energéticos.

 

Fonte: 24 Hours Worlds, 11 October 2022

11 Outubro 2022