Tendências: viagens de negócios em 2022 mais flexíveis para aproveitar o tempo livre

Tendências: viagens de negócios em 2022 mais flexíveis para aproveitar o tempo livre

Setenta por cento dos viajantes de negócios esperam voltar a fazê-lo em 2022, tanto quanto antes da pandemia COVID-19, mas agora numa perspectiva diferente. Desejam agora aproveitar ao máximo o tempo que passam fora de casa por motivos de trabalho. Assim, quase 90% planeiam agregar férias pessoais às viagens de trabalho, o que poderá impulsionar férias mais repartidas ao longo do ano, de acordo com as conclusões de um estudo realizado por uma reconhecida  empresa americana de gestão de experiências, e um operador turístico de soluções integradas de gestão de viagens.
 
Neste sentido, de acordo com o relatório final deste estudo, é fundamental que as empresas adaptem as suas políticas tendo em conta as novas necessidades dos seus colaboradores, que incluem expectativas de maior flexibilidade , protocolos de saúde e segurança, agregadas a iniciativas no âmbito do bem-estar e saúde mental. Portanto, recomenda que as organizações actualizem os seus programas de viagens para criar e encorajar uma maior flexibilidade, o que inclui oportunidades para viagens de lazer e fornecer aos seus colaboradores a oportunidade de adicionar tempo para actividades de carácter pessoal nas viagens de trabalho ou para trabalhar numa casa localizada num destino de férias. O estudo argumenta que será importante reservar um tempo extra para relaxamento ou para explorar áreas locais, pois ajudará a aliviar a tensão originada pela rotina deste tipo de viajantes, ao mesmo tempo que ajuda a reter os funcionários e mantê-los satisfeitos.
 
Destaca-se ainda no estudo, que o trabalho híbrido mudou completamente a realidade dos trabalhadores e, agora também se sentem mais conscientes da importância de fazer viagens sustentáveis. Por outro lado, o relatório indica que estamos a meio de uma mudança fundamental na forma como as empresas respondem às mudanças climáticas. Na verdade, mais e mais empresas estão a incorporar iniciativas de sustentabilidade na sua estrutura organizacional e nos programas de viagens de negócios. Em muitos países estão a ser introduzidas mudanças significativas nas actividades das empresas para compensar as emissões de carbono.
 
Fonte: Qualtrics/SAP Concur/30Dez2021

04 Janeiro 2022