Tendências: Turismo 4.0 - tecnologia aplicada às Viagens e Turismo

Tendências: Turismo 4.0 - tecnologia aplicada às Viagens e Turismo

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia “Blockchain” gerou um entusiasmo considerável em muitos sectores. Isto fica a dever-se em grande parte ao facto de ter alterado radicalmente a forma como as transacções são realizadas, melhorando a transparência e a segurança. De facto, hoje em dia, já é possível por exemplo pagar um bilhete de avião ou outros serviços de viagem e Turismo com cripto moedas. Isto constitui, para muitas empresas, um avanço considerável para a indústria das viagens e Turismo mas, para além deste, existe um grande potencial ainda por explorar.

Rastreio da bagagem

A tecnologia “Blockchain” pode ser extremamente valiosa no rastreamento/acompanhamento dos movimentos das bagagem, especialmente quando se trata de viagens internacionais. Em muitos casos, a bagagem de um passageiro muda de mãos várias vezes durante uma viagem. A utilização de uma base de dados descentralizada torna muito mais fácil a partilha de dados de localização entre empresas.

Serviços de identificação

Os serviços de identificação são extremamente importantes para a indústria das viagens e Turismo, e a tecnologia “Blockchain”  pode potencialmente tornar-se o padrão para o armazenamento desta informação. Utilizada desta forma, a tecnologia tem o potencial de reduzir significativamente os tempos de check-in ou as filas de espera no aeroporto, uma vez que uma simples digitalização de impressões digitais ou da retina pode substituir a necessidade de outro tipo de documento.

Pagamentos Seguros e Rastreáveis

Talvez a utilização mais importante da tecnologia “Blockchain” na indústria hoteleira, nas viagens e no Turismo em geral esteja relacionada com pagamentos. Nesta área, as suas aplicações podem variar desde uma função de utilização global, tornando os pagamentos mais fáceis e mais seguros, até permitir que as agências de viagens aceitem pagamentos utilizando cripto moedas.

Programas de Fidelização de Clientes

Finalmente, muitas agências de viagens estão a implementar programas de fidelização, de modo a encorajar que os retornos obtidos pelos programas sejam direccionados de forma personalizada. A "Blockchain" também pode ajudar neste tipo de programas, simplificando o processo, permitindo aos clientes um acesso mais fácil à informação dos pontos obtidos nestes programas de fidelização, e simplificando a sua distribuição utilizando “Tokens” (códigos gerados em formato digital muito utilizados nas transacções bancárias), que impedem e combatem as fraudes nestes programas.

14 Setembro 2021