Mercados Internacionais: Alemanha distante dos números de 2019 e China a viajar perto de casa

Mercados Internacionais: Alemanha distante dos números de 2019 e China a viajar perto de casa

Alemanha: ainda muito abaixo dos níveis pré-crise

O Instituto Federal de Estatística divulgou dados recentes relacionados com o turismo na Alemanha, revelando que em Julho de 2021 foram registadas mais 6% de dormidas, em comparação com Julho de 2020. Em comparação com Julho de 2019, contudo, os estabelecimentos de alojamento registaram menos 18% de dormidas.

Foi registado um total de 48,2 milhões de dormidas de hóspedes nacionais e estrangeiros. Os estabelecimentos beneficiaram do facto da proibição e restrições, devido à Covid-19 para o alojamento para hóspedes individuais, terem sido gradualmente levantada a partir de Maio de 2021, como explicou o Gabinete Federal. De acordo com o relatório, o número de dormidas dos visitantes nacionais aumentou em 7%, para 43,6 milhões, em comparação com Julho de 2020. Contudo, em comparação com Julho de 2019, o número de dormidas foi 8,6% inferior. As dormidas de não residentes foram ainda mais significativamente inferiores ao nível pré-pandemia - aqui a queda foi de 58,7%. As dormidas de viajantes estrangeiros também diminuíram em comparação com Julho de 2020, caindo 2,7% para 4,6 milhões.

De Janeiro a Julho de 2021, os estabelecimentos de alojamento registaram um total de 124,5 milhões de dormidas, representando 23,4% inferior ao mesmo período do ano passado. Os dados do Gabinete Federal sobre turismo na Alemanha referem-se a hotéis, pousadas, alojamentos de férias - desde que possuam pelo menos 10 camas - e a parques de campismo.

China: Voltaram as viagens novamente, mas não muito longe de casa

Após uma época turística de Verão difícil, causada pela propagação da variante do Delta da Covid-19 por todo o país, o turismo interno da China deverá reviver mais uma vez para o próximo Festival de Meados de Outono (21 de Setembro de 2021). O Festival de Meados de Outono é também chamado Festival da Lua ou Festival do Bolo da Lua. É uma reunião familiar tradicional oriental, onde se comem bolos da lua e acendem-se lanternas quando a lua estiver mais cheia. Este Festival de Meados de Outono ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar chinês. De acordo com dados da agência de viagens chinesa Trip_Com, a indústria das viagens e turismo chinesa está a crescer novamente após um ligeiro acréscimo nos últimos meses, tendo as reservas interprovinciais feitas no website da agência, aumentado 365% entre o final de Agosto e 6 de Setembro.

A agência de viagens LY_Com, por outro lado, nota que 800 milhões de turistas chineses irão viajar durante o festival. Sem dúvida um número significativo, mas há também uma tendência muito interessante assinalada pelos analistas. Segundo estes, os turistas concentrar-se-ão principalmente em passar as próximas férias perto da sua casa, visto que ainda existe muita cautela no que diz respeito à situação da Covid-19.

As empresas que se concentram no turismo de longa distância dentro do país estão actualmente a lutar para sobreviver, uma vez que a procura serviços turísticos não é elevada. Actualmente, as pessoas preferem viajar para destinos que se encontram na proximidade de metrópoles chinesas.

Pequim, o destino mais procurado

No que diz respeito à popularidade das cidades, Pequim está no topo da lista da procura da Trip_Com. A capital é seguida por Xangai, Guangzhou e Hangzhou. O que é interessante é que Wuhan, o epicentro da pandemia da Covid-19, é o 10º destino mais popular entre os viajantes chineses.

Em relação a destinos mais específicos, alguns dos lugares mais procurados incluem a cidade aquática Gubei em Pequim, o Shanghai Disney Resort, a área da montanha Yuntai ou o Shanghai Haichang Ocean Park.

13 Setembro 2021