Tendências: Tirar fotos é uma motivação para viajar!

Tendências: Tirar fotos é uma motivação para viajar!

Actualmente os comportamentos dos consumidores são analisados exaustivamente para se detectar tendências que se convertam em oportunidades para o turismo num futuro próximo. Uma geração que está constantemente a ser analisada, porque a breve prazo está a tornar-se dominante em termos de poder de compra. É a geração Y, também chamada geração do milénio, geração da internet, ou milénios (do inglês: Millennials) que é um conceito em sociologia que se refere aos cidadãos nascidos após o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século. Há quem também os faça incluir  e associe na Europa à geração Erasmus. Numa análise efectuada pela Jetcost britânica a 4.000 americanos com idades entre os 22 e os 37 anos, foi identificado:

- Um em cada 5 elementos pertencentes a esta geração na América pensa que tirar fotografias para as redes sociais é uma razão fundamental para viajar, de acordo com este estudo. Talvez por esta razão o Nevada, onde se situa Las Vegas, com os seus 42 milhões de visitantes anuais, foi apelidada recentemente com o título de estado "selfiest" nos EUA. Com tanta gente a colocar fotografias no Instagram, como é que as suas imagens se destacam? Mas primeiro analisemos os números:

21% afirmaram que tirar fotografias para as redes sociais era uma das principais razões para ir de férias;

11% disseram que era a principal razão para viajar; e

73% confirmaram ter colocado instantâneos de viagem no Instagram, com 56% a publicarem também no Facebook.

Para atribuir este titulo a esta cidade a AT&T observou 11.000 tweets geocodificados rotulados como “#selfie” entre Novembro de 2018 e Março de 2019 para identificar os designados estados “selfies”. Depois de Nevada, Washington, Havai, Nova Iorque e Califórnia terem estado no topo da lista, o inquérito mostra que o óbvio letreiro "Bem-vindo à Fabulosa Las Vegas" é uma das atracções mais fotografadas da cidade.

Hoje o interesse é tanto que já existem recomendações de fotógrafos profissionais para os que têm esta motivação:

- Vá onde ninguém está, e procure um ponto de visão diferente;

- Tente obter pontos de visão mais altos - talvez varandas ou garagens de estacionamento ou até os terraços dos hotéis mais altos;

- Apanhe a estrada menos percorrida.

- Saia das ruas mais utilizadas pelos turistas e encontre algumas das jóias escondidas - e como se refere na gíria ligada à internet mais “Instagramáveis”.

- Os reflexos em vidros e janelas de transportes são considerados fora de moda porque consideram, "procurar o abstracto dentro do mundano".

O relatório da Jetcost comenta todavia que: "Se o foco das férias é somente tirar fotografias para se exibir nos meios de comunicação social, então perde-se o objectivo de viajar”, e mostra surpresa e estranha até que as pessoas estejam constantemente a tirar selfies uma vez que “o que é importante para elas é verem-se a si próprias em vez de verem os locais". Esta análise mostra que a esta motivação "Falta a variedade da paisagem que constitui a sensação de estar “aqui naquele momento, e o sentido essencial do lugar visitado".

19 Agosto 2021