Tendências: Os 5 principais tipos de Turismo mais debatidos em 2021

Tendências: Os 5 principais tipos de Turismo mais debatidos em 2021

Foram revelados pela GlobalData os cinco principais tipos de Turismo mais debatidos em 2021. Sendo o Turismo um dos principais contribuintes para o PIB de vários países, os governos estão a tomar várias medidas para relançar os negócios da indústria de forma a mitigar o impacto da pandemia COVID-19. Uma análise efectuada através da Plataforma Social Media Analytics (SMA) da GlobalData, identifica e acompanha as tendências emergentes, áreas problemáticas e novos campos de inovação a partir das discussões/debates dos influenciadores, quer no Twitter, quer no Reddit. A análise revelou que em 2021 o “Turismo Virtual” foi o tipo de Turismo mais popular, seguido pelo “Turismo Espacial”.

1. Turismo Virtual | 4,400 + referências

O "Turismo Virtual" é o tipo de Turismo mais discutido entre os influenciadores do Twitter e Redditors em 2021. Os debates em torno do “Turismo Virtual” estiveram relacionados com a forma como o Turismo virtual proporcionou novas experiência aos visitantes através de diferentes métodos tecnológicos, tais como fotografia 360º, realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), excursões em vídeo e Google Arts.

O sentimento dos influenciadores foi largamente positivo em relação ao “Turismo Virtual”, uma vez que se tornou numa solução alternativa para os negócios turísticos reconstruírem o interesse entre os viajantes durante a pandemia COVID-19, onde o distanciamento social se tornou no “novo normal”.

2. Turismo Espacial | 4,100 + referências

O “Turismo Espacial” surgiu como o segundo tipo de Turismo mais discutido de acordo com a Plataforma de Análise dos Meios de Comunicação Social da GlobalData. A maioria das referências sobre este tópico basearam-se no lançamento de dois voos espaciais bem sucedidos – “Virgin Galactic” de Richard Branson e “Blue Origin” de Jeff Bezos, em Julho e Agosto, respectivamente.

Os influenciadores do Twitter mostraram-se mais activos em 2021 nas referências relacionadas com o “Turismo Espacial”, em comparação com o que ocorreu no Redditors*. Entre eles, os especialistas em tecnologia afirmaram que embora a era do Turismo espacial tenha proporcionado lançamentos bem sucedidos de ambos os voos espaciais, realçam que pode dar origem a enormes impactos do ponto de vista da poluição do ar.

3. Turismo de Aventura | 3,100 + referências

As menções em torno do "Turismo de Aventura" foram na sua maioria conduzidas por ideias épicas partilhadas por influenciadores do Twitter para várias viagens de aventura em diferentes países, como as escalada de montanha, em Rolling Hills, Montanhas Dolomitas na Itália, Montanha Sperrin na Irlanda do Norte, Caminhada Choquequirao em Cusco no Peru.

Também partilharam ideias e até os itens essenciais que não devem ser esquecidos em qualquer viagem de aventura, incluindo meias impermeáveis, lanternas, corda de reboque e raspadores de gelo. Os influenciadores em geral perspectivam que "Viagens de Aventura" podem transformar o mundo das viagens, tornando-as menos monótonas e menos restritivas/condicionadoras, para algo mais motivador e emocionante.

4. Turismo Gastronómico | 1,510 + referências

As conversas sobre "Turismo Gastronómico" realizaram-se em grande parte sobre destinos que atraem para este tipo de Turismo, com preços razoáveis, tais como Vancouver e Nova Escócia no Canadá e Berna, na Suíça. Os participantes também discutiram as suas experiências gastronómicas, iguarias e o património culinário de diferentes destinos a nível mundial. Mole Poblano Sauce do México foi um dos itens alimentares mais discutidos entre os influenciadores.

5. Enoturismo | mais de 900 discussões

Os debates em torno do “Enoturismo” foram as mais intensas durante a primeira semana de Setembro de 2021, lideradas pela 5ª Conferência Global da OMT (UNWTO) sobre Enoturismo que foi realizada em Portugal, e que se centrou no potencial que detém para gerar oportunidades de desenvolvimento em destinos rurais. Os influenciadores discutiram também várias iniciativas realizadas por diferentes países para promover o “Enoturismo”, tais como o evento Santorini, pela Grécia e a implementação da “Rota do Iter Vitis Cáucaso” pelo Azerbaijão.

* “Redditors” corresponde aos resultados do Reddit, que é uma rede social que funciona como um agregador de notícias e postagens, de forma similar a um fórum.

21 Outubro 2021