Tendências: Cidades abandonadas em todo o mundo atraem visitantes

Tendências: Cidades abandonadas em todo o mundo atraem visitantes

Os lugares abandonados, especialmente as cidades, atraem visitantes, tanto individuais como em grupos organizados. Porquê? Há muitas razões, mesmo que alguns viajantes possam achar estes lugares muito assustadores e pouco inspiradores, muitos visitantes estão interessados em descobrir o que aconteceu às cidades, ver como era a vida local, caminhar ao longo de edifícios vazios. As razões para o "abandono" podem ser diferentes: catástrofes naturais, guerra, manutenção não lucrativa, etc.

Vítima da invasão turca

Varosha foi em tempos o principal bairro turístico da cidade de Famagusta, em Chipre. Levou apenas um dia para que o bairro ficasse vazio e abandonado durante muitos anos, mas agora é um dos lugares interessantes que atraem visitantes. Em 1974, o exército turco invadiu e capturou Varosha. Todos os gregos foram obrigados a deixar a cidade o mais depressa possível e a entrada só passou a ser permitida aos militares turcos. Após 47 anos, a cidade foi aberta ao público em 2020, atraindo muitos visitantes, tanto do estrangeiro como da República Turca do Norte do Chipre. Segundo o presidente deste autoproclamado estado, quase 200 mil turistas visitaram a cidade fantasma até Julho de 2021.

Uma tragédia para ser esquecida

Talvez a cidade fantasma mais famosa seja Pripyat, na Ucrânia. A cidade foi evacuada com a explosão na central nuclear de Chernobyl em 1986. Após a realização de trabalhos de descontaminação e redução do nível de radiação, alguns residentes regressaram mesmo a Pripyat para trabalhar. Agora, a cidade possui cerca de 200 pessoas e tem um albergue de trabalho para os turnos de trabalhadores, porque não se pode permanecer muito tempo no local, lojas, cantinas, e uma unidade médica. Passou também a ser um destino turístico muito popular, com muitas empresas ucranianas a oferecerem visitas guiadas para esta cidade. Por exemplo, no ano pré-Covid de 2019, mais de 124 mil pessoas visitaram a Zona de Exclusão de Chernobyl.

Símbolo da Industrialização e de desumanidade

A ilha japonesa de Hashima é vista como um símbolo da industrialização do país. Em 1810, foi encontrado carvão na ilha, e começou a exploração mineira activa. O desenvolvimento continuou e, já no século XX, a ilha foi considerada a mais populosa do mundo. No entanto, existe também uma parte obscura da história do país ligada à ilha de Hashima. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a maioria dos homens japoneses foram recrutados para o exército, os trabalhadores coreanos e chineses foram forçados a trabalhar na ilha em condições desumanas. A ilha atrai visitantes todos os anos, ainda mais desde que foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2015. De acordo com dados, Hashima recebe 300 mil turistas por ano.

Deslizamento de terras conduziu à evacuação

A cidade fantasma de Craco, na província de Matera, em Itália, tem estado parcialmente desabitada desde 1963, devido a uma série de deslizamentos de terras que forçaram os habitantes a abandonar a cidade e a mudarem-se para o vale de Craco Peschiera. No entanto, a situação agravou-se ainda mais porque, em 1972 houve uma inundação, e em 1980 o terramoto de Irpinia levou ao abandono total da cidade. Agora a cidade está a experimentar um fluxo renovado de pessoas - não habitantes, mas turistas. De acordo com dados oficiais, 3.800 pessoas visitaram Craco de Janeiro a Agosto deste ano, em comparação com cerca de 2.800 durante todo o ano de 2012.

Da cidade das oportunidades à cidade fantasma

Na década de 1870, Bodie, na Califórnia, foi identificada como a "cidade das oportunidades", devido à descoberta de ouro na região. Em 1879, a cidade contava com uma população de quase 10 mil pessoas. No entanto, Bodie entrou em declínio no século XX e recebeu a denominação de "cidade fantasma" já em 1915. Na década de 1960, a Califórnia autorizou a criação do Parque Histórico do Estado do Bodie. Considerado como um Marco Histórico Nacional pelo Departamento do Interior dos EUA e como um Marco Histórico da Califórnia por este Estado, Bodie recebe anualmente cerca de 200 mil turistas.

23 Novembro 2021