Tendências: Mudança no Turismo de Negócios

Tendências: Mudança no Turismo de Negócios

O Turismo de negócios gera lucros importantes para as empresas, bem como para os destinos turísticos. À escala nacional ou internacional, esta actividade está ligada a vários eventos profissionais tais como feiras sectoriais, convenções, incentivos e seminários. No entanto, na sequência da pandemia, o sector tem enfrentado muitos problemas. Então, quais são as vantagens associadas ao ambiente laboral pós-Covid-19? Quais são as tendências do Turismo de negócios? Que soluções podem ser previstas?
 

O Emprego pós-pandémico: Desenvolvimentos e desafios
 
Durante os últimos três anos, o mundo do trabalho sofreu importantes transformações. De facto, as estruturas profissionais optaram por fornecer aos seus empregados todos os meios tecnológicos necessários para o trabalho a distância. Este novo método provou ser particularmente eficaz e teve mesmo o mérito de aumentar o desempenho de algumas empresas. Não se trata apenas de obter ganhos significativos, mas também de oferecer aos seus empregados mais flexibilidade e, sobretudo, uma margem de flexibilidade favorável. Neste momento, é pouco provável que voltemos ao modo de funcionamento pré-pandémico.
 
Como resultado, os líderes empresariais (de todas as organizações) devem redefinir as suas abordagens organizacionais para melhor compreenderem esta nova realidade. Uma vez que as viagens de negócios foram agora transformadas numa maioria de reuniões de Zoom ou de Teams, o Turismo de negócios sofreu pesadas consequências devido à evolução tecnológica do ambiente de trabalho.
 

Equação de Thorny: Custos vs. Ganhos
 
É importante notar que os empregados viajam por uma variedade de razões, e estas razões são de vários graus de importância.
 
Por exemplo, transformar um potencial cliente em cliente não é o mesmo que uma viagem de negócios interna. Da mesma forma, viajar às custas da empresa para participar numa conferência de formação ou educação não é o mesmo que representar a empresa numa convenção que pode ajudar a conquistar novos negócios.
 
Podemos constatar que o balanço económico das empresas aumentou globalmente nos últimos anos, devido à notável redução dos custos das viagens de negócios. Por outro lado, estas poupanças orçamentais têm certas consequências. Ao adoptar uma política de prevenção, uma empresa pode perder valiosas oportunidades de colaboração. Isto terá consequências a curto ou longo prazo, o que pode conduzir a perdas significativas.
 

Responsabilidade Social das Empresas: Combate ao Aquecimento Global
 
Ao falar do futuro do Turismo de negócios, é também importante mencionar o seu impacto sobre o clima. Estas viagens de negócios pesam muito sobre a pegada de carbono das empresas. A notável redução destas últimas durante o período Covid leva-nos a pensar numa solução sustentável e amiga do ambiente. Isto faz parte da RSE (Responsabilidade Social das Empresas) que se está a tornar cada vez mais num objectivo importante para as empresas interessadas e empenhadas.
 
Por exemplo, as grandes multinacionais pretendem reduzir as suas emissões em 30% antes do final da década. É mesmo possível tornarem-se neutras em carbono até 2050. Assim, as viagens de negócios serão inevitavelmente restringidas nos próximos anos. A ideia é dar prioridade às trocas virtuais no caso de não ser absolutamente necessário fazer uma viagem de negócios.

 
E quanto aos países anfitriões?
 
Além de ser um trunfo importante para as empresas, o Turismo de negócios representa um elemento importante para a actividade turística e o desenvolvimento económico dos territórios. É importante saber que um viajante que visita o destino de negócios gera muito mais rendimentos do que um viajante em lazer. No contexto das viagens de lazer, as estatísticas mostram que o viajante irá gastar até 5 vezes mais. Se um colaborador viajar para participar numa conferência, poderá não ter tempo para descobrir a cidade ou visitar os seus monumentos históricos. Assim, esta pessoa tornar-se-á potencialmente um visitante que regressará para uma estada pessoal ou familiar. Além disso, se o profissional visitante estiver satisfeito com os serviços recebidos, não deixará de comunicar com os colegas e superiores de modo a repetir a experiência.
 
O teletrabalho, adoptado como uma solução permanente por cada vez mais empresas mesmo depois da pandemia, tem sido um verdadeiro obstáculo para milhares de operadores turísticos ligados ao Turismo de negócios. Assim, se os territórios quiserem atrair novamente os viajantes de negócios, é necessária uma melhor comunicação para aplicar o princípio da trans-fidelidade.
 
Atrair com sucesso os viajantes de negócios dá à região um maior protagonismo com esta categoria alvo. Além disso, os benefícios económicos desta estratégia são certamente dignos de nota em termos de necessidades diárias (habitação, restaurantes, actividades), bem como de perspectivas de negócios e desenvolvimento empresarial.
 
O Japão é um dos melhores exemplos que pode ser referido como um destino conhecido pelo Turismo de negócios. Por exemplo, em Novembro passado, o Japão organizou e teve alguma expressão a Exposição de Turismo do Japão, mas sem os resultados e o impacto convincente esperado.
 

Impactos no Sector do Turismo: A Necessidade de Propor Soluções Adaptadas
 
Tendo em conta as mudanças no sector empresarial, os hotéis e centros de convenções estão a adaptar as suas ofertas. A fim de oferecer um melhor apoio às empresas que desejam organizar conferências ou seminários, estas organizações estão a recorrer a todas as ferramentas necessárias para organizar eventos virtuais ou híbridos. Para tal, adquirem tecnologias avançadas e contratam sistemas informáticos ágeis e versáteis que possibilitam boas realizações.
 
Para além disso, as condições de viagem, em constante mudança, tornaram necessário que o viajante de negócios esteja preparado para todas as eventualidades. Os profissionais de viagens de negócios devem estar a par dos requisitos de saúde e das restrições de segurança existentes em cada momento. São ao mesmo tempo exortados a serem resilientes, controlando ao mesmo tempo as novas perspectivas do sector. empresarial.
 
Finalmente, existe esperança de que o Turismo de negócios encontre em breve uma recuperação equilibrada, uma vez que o desejo dos encontros pessoais está hoje mais presente do que nunca. Para capitalizar o mercado dos viajantes de negócios, é urgente apresentar serviços adaptados à nova realidade de trabalho, que é inovadora e põe em evidência sobretudo o know-how disponível dos países anfitriões.

27 Junho 2022