Tendências de Marketing para as Redes Sociais dos Hotéis

Tendências de Marketing para as Redes Sociais dos Hotéis

Apesar das últimas tendências digitais, trabalhar nas redes sociais do hotel ainda não é valorizado como uma estratégia central no marketing hoteleiro: especialmente se compararmos o seu valor com o que representam as acções SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing).

As redes sociais são uma parte essencial da vida diária da maioria da população mundial, e são uma das primeiras referências de informação para os consumidores. Com estes dados colocados à disposição não parece uma ideia insensata dar mais protagonismo às redes sociais na hotelaria.

As Redes Sociais dos Hotéis como Estratégia de Marketing

Quando procura alojamento turístico, a maioria dos utilizadores recorre directamente a motores de busca como os encontrados em OTAs (agências de viagens online) como a Booking, ou aos resultados comparativos oferecidos directamente pela própria Google.

No entanto, é inegável que as redes sociais são uma das maiores e mais rentáveis montras onde qualquer produto ou empresa pode ser promovido: de acordo com o estudo realizado por passaporte-foto online, 31% dos inquiridos não estariam dispostos a deixar de utilizar as redes sociais durante um período de um ano por menos de 4888 a 9774 euros.

As plataformas sociais são de vital importância para os consumidores quando se trata de compras e tomada de decisões. Acresce o facto de, com o aumento do teletrabalho, 37% dos trabalhadores remotos passarem mais tempo em redes sociais do que quando trabalham presencialmente.

Estratégias de Social Media para Hotéis

Milenares ( Geração Z) são os segmentos etários que mais valorizam as experiências turísticas, e, de facto, as gerações mais novas são as maiores consumidoras das redes sociais.

Embora à priori pareça que a área das redes sociais não se enquadra tão bem na imagem da indústria hoteleira, a realidade é que as tendências mudaram. Não só em termos de viagens turísticas, mas também em termos de trabalho remoto, instalou-se uma nova forma de viajar e de fazer turismo.

Por outro lado, temos de ter em conta a virtualidade que estes canais de informação podem criar. Numa questão de segundos, a informação sobre redes pode ter um alcance massivo, e é por isso que é tão valioso para os hotéis implementarem estratégias eficazes para as suas redes sociais.

Ligue a sua oferta às Tendências

As tendências são geridas em redes sociais, e é importante estar atento ao que se está a passar nestes canais para se adaptar às novas necessidades dos nossos hóspedes/clientes. É também a plataforma mais eficaz para recolher comentários sobre as experiências dos utilizadores.

Esta mesma perspectiva é o que nos vai ajudar a qualificar o nosso conteúdo para eventos da moda e para as notícias mais virais, como apresentar ofertas únicas em dias especiais (como a Sexta-Feira Santa) ou colocar serviços de alojamento em eventos que podem ajudar a divulgar a marca.

Esta análise das redes sociais ajudará a direccionar e adaptar o conteúdo a uma abordagem mais eficaz, optimizando a visibilidade da marca mesmo em época baixa.

Por outro lado, nas redes, qualquer hotel também tem a oportunidade de estudar como funcionam as estratégias digitais da concorrência, e que tipo de público está interessado nos seus serviços.

Ligar as redes sociais a todos os perfis do hotel

Hoje em dia, muitas plataformas online têm como objectivo directo estabelecer contacto com empresas ou umas com as outras, como vemos no LinkedIn ou WhatsApp Business. Tomando estas plataformas como exemplo, ligá-las ao seu hotel facilita o contacto directo com o utilizador interessado.

Para além destas ferramentas, também devem ser consideradas as que são oferecidas pela própria Google, tais como a sua metareferenciação hoteleira e a listagem Google MyBussines.

É crucial ter o cuidado de manter actualizado o endereço e os dados de contacto do hotel no Google Maps: não podemos descurar um dos aspectos que o utilizador mais valoriza quando escolhe o alojamento, que é a localização do hotel.

Tenha em mente que se tiver uma cadeia de hotéis com diferentes hotéis espalhados pelo mundo, deverá manter um separador activo para cada um destes estabelecimentos, para que o utilizador possa encontrar o que mais lhe convém de acordo com o destino.

Manter esta listagem actualizada no Google MyBussines também tem a função de optimizar a estratégia de SEO do hotel, e fornecer todo o tipo de detalhes sobre o alojamento que podem facilitar a tomada de decisão por parte do utilizador.

Os conteúdos multimédia são úteis e fáceis de trabalhar

Plataformas como a TikTok, Instagram TV e YouTube lideram o sector das redes, e não é coincidência. O conteúdo audiovisual é o mais consumido pelos utilizadores, tornando-se muito superior a qualquer outro canal de informação.

Quando este conteúdo é rápido de visualizar (normalmente não mais de 3 minutos), tem uma introdução que pode envolver o utilizador com informação útil e interessante, garantindo assim o sucesso da estratégia das redes.

Por outro lado, os algoritmos das redes, como no caso da Google, recompensam o conteúdo com base nos seus próprios critérios e ajudam a ter um maior alcance. Cada plataforma usa um algoritmo diferente, por isso certifique-se que adapta o seu conteúdo ao filtro definido por cada uma delas.

 

Fonte: Tourism Review Media, 2022 October, 31

02 Novembro 2022