Tendências: a internet das coisas (IoT) ganhará destaque num turismo pós-COVID

Tendências: a internet das coisas (IoT) ganhará destaque num turismo pós-COVID

De acordo com a GlobalData, a Internet das Coisas (IoT) pode ajudar a resolver as preocupações dos viajantes sobre a sua saúde e bem-estar pessoal. Irá também possibilitar que as empresas de Turismo recolham uma grande quantidade de dados importante quer do ponto de vista interno como externo e espera que venha a ter um papel fundamental no Turismo pós-pandémico.

Estatísticas da GlobalData revelam que 85% dos consumidores ainda se sentem extremamente ou parcialmente preocupados com a sua saúde devido à pandemia.

O estudo da GlobalData sobre "IoT nas Viagens e Turismo", confirma que a “computação vestível” ou "tecnologia vestível" (referimo-nos a uma nova abordagem de computação, redefinindo a interacção humano-máquina, onde as aplicações estão directamente conectadas com utilizador), em termos gerais, em aeroportos e outros terminais de transporte, podem tornar mais fácil para os viajantes manterem uma distância segura de outros utilizadores, bem como cumprir outras recomendações que visam proteger a saúde e que irão dificultar a propagação do vírus, permitindo que os viajantes se sintam seguros.

As aplicações conectadas também podem evitar o contacto com objectos muito utilizados pelos clientes na hotelaria; desde o controlo da temperatura e luz ambiente até televisão e cortinas, a Internet das Coisas irá tornar mais fácil aos clientes reduzirem o número de vezes que estes precisam de tocar nas superfícies mais utilizáveis por todos.

Papel da IoT na gestão interna e externa

Internamente, os custos nas empresas e nas operações realizadas podem ser simplificados com o uso desta tecnologia. A recolha de dados através de sensores de IoT pode permitir que os turistas analisem todo o tipo de locais que estão a ser mais utilizados em cada momento (Museus, Monumentos, Parques Temáticos, Redes de Transportes, etc,) melhorando os fluxos e toda a organização no seu todo, em especial a optimização dos meios disponíveis. Serão destinos turísticos mais inteligentes e organizados. Este benefício interno também pode criar benefícios externos, proporcionando aos clientes um serviço mais rápido.

A Internet das Coisas também pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência energética e combater as mudanças climáticas, por ser capaz de monitorar e optimizar os consumos através de ajustamentos na temperatura, luz e energia em geral.

Externamente, a IoT pode ajudar a criar experiências personalizadas para os viajantes de duas maneiras, por um lado permitindo que estes controlem mais aplicações ou serviços por meio de um dispositivo centralizado, como um tablet ou dispositivo móvel e, por outro, tornando mais fácil para as empresas armazenarem os dados obtidos através dos dispositivos conectados à IoT e criar campanhas de marketing personalizadas para determinados perfis ou retomar as suas preferências quando o viajante voltar a reconectar-se com o destino turístico.

O estudo conclui que 82% dos executivos do sector do Turismo esperam que a tecnologia - e em especial a IoT - irá ter um papel de destaque, estimando que nos próximos anos traga melhorias na eficiência e no relacionamento com os clientes/viajantes.

23 Agosto 2021