Tendências: a importância do vídeos de viagens na promoção dos destinos turísticos

Tendências: a importância do vídeos de viagens na promoção dos destinos turísticos

Como temos vindo a referir, cada vez mais os vídeos curtos constituem uma forma de promoção dos destinos turísticos. Através da aplicação TikTok foram analisados os destinos de viagem mais visualizados, incluindo os países, cidades e atracções turísticas. Com 49,9 mil milhões de visitas ao '#travel' só no TikTok, esta aplicação de partilha de vídeo está rapidamente a tornar-se um espaço de referência para os viajantes conhecerem melhor os destinos turísticos no planeamento das suas viagens - desde estadas, locais pouco conhecidos, até aventuras em locais remotos. A pesquisa foi encomendada pela marca de moda global Superdry e envolveu a análise do número de visualizações de milhares de #(hashtags) relacionados com viagens na aplicação para classificar os lugares e pontos de interesse mais observados em todo o mundo.

Com mais de 461 milhões de visualizações, o Japão revela-se como o destino de viagens mais visto no TikTok e muitos vídeos incluem sugestões de etiqueta e comportamento que os viajantes ocidentais, em visita, devem seguir e conselhos sobre quando viajar para desfrutar da famosa época das flores de cerejeira do país.

Os vídeos de viagem sobre a Rússia são os segundos mais populares na aplicação, com os viajantes a carregar conteúdo sobre os lugares mais bonitos a visitar e sobre os Invernos extremamente frios do país.

O México é o terceiro país mais visto em viagens no TikTok (215,3 milhões de visualizações) e, talvez sem surpresa, vídeos de praia de cortar a respiração dominam os hashtags, fornecendo conselhos e inspiração para aqueles que estão desejosos de viajar.

Os vídeos sobre os países asiáticos são os mais populares para os viajantes, com nove países asiáticos entre os 25 primeiros lugares - incluindo a China (5º), Vietname (6º) e Tailândia (8º). Na América do Sul, são os vídeos de viagem à Colômbia que são mais vistos (55,8 milhões) e o único país africano a aparecer na lista dos 25 primeiros é a África do Sul (40 milhões de visualizações).

10 Países mais observados no TikTok Travel

(unidade: número de visualizações)

1º Japão - 461,2 milhões

2º Rússia - 246,6 milhões

3º México - 215,3 milhões

4º Estados Unidos da América - 146,3 milhões

5º China - 110,1 milhões

6º Vietname - 107 milhões

7º Itália - 105,6 milhões

8º Tailândia - 95,1 milhões

9º Escócia - 57,7 milhões

10º Colômbia - 55,8 milhões

Nova Iorque é a cidade com vídeos de viagem mais vistos no TikTok

Segundo esta pesquisa, a cidade que nunca dorme - Nova Iorque - é a cidade mais popular em vídeos de viagens no TikTok. Uma das cidades mais visitadas do mundo, e muitos dos vídeos de viagem contêm informações sobre propostas turísticas a evitar, locais menos conhecidos que devem ser experimentados numa visita. Cinco outras cidades norte-americanas figuram no top 25 da lista, incluindo Chicago (13ª), Toronto (14ª) e Portland (18ª).

A capital da Coreia do Sul, Seul, é a segunda cidade mais visualizada com 106,5 milhões de vistas, seguida pelo Dubai em terceiro lugar (62,7 milhões). Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, também aparece no top 25, no 24º lugar com 1.818.300 visualizações de vídeos de viagem sobre a cidade.

As cidades asiáticas são as que mais aparecem no top 25, com sete cidades no total da lista, incluindo a cidade de Ho Chi Minh no Vietname (5º) e a capital do Japão, Tóquio (8º), enquanto cinco cidades europeias aparecem na lista, tais como Paris (6º), Londres (11º) e Praga (15º).

10 Cidades Mais Vistas em Vídeos de Viagens no TikTok

(unidade: número de visualizações de vídeos locais de interesse)

1º Nova Iorque, EUA - 114 milhões

2º Seul, Coreia do Sul - 106,5 milhões

3º Dubai, Emiratos Árabes Unidos - 62,7 milhões

4º Jacarta, Indonésia - 37,1 milhões

5º Cidade de Ho Chi Minh, Vietname - 32,6 milhões

6º Paris, França - 27,2 milhões

7º Buenos Aires, Argentina - 16,2 milhões

8º Tóquio, Japão - 13,1 milhões

9º Bogotá, Colômbia - 12,4 milhões

10º Melbourne, Austrália - 11 milhões

As atracções mais visualizadas no mundo em vídeos de viagens no TikTok

1,5 mil milhões de pessoas viram no TikTok o edifício mais alto do mundo - Burj Khalifa - constituindo a atracção turística mais visualizada do mundo. O edifício possui terraços impressionantes de observação, o restaurante mais alto do mundo, um spa e ginásio. Três outras atracções do Dubai também figuram no top 25: O Dubai Mall, a atracção turística Global Village que lhe permite visitar 70 países do mundo num só local, e o primeiro hotel de sete estrelas do mundo, Burj Al Arab.

Seis parques temáticos figuram no top 25 da lista, incluindo o Walt Disney World Resort em Orlando, Florida, que é a segunda atracção turística mais popular no TikTok, com mais de 965 milhões de visualizações, e a Disneyland Paris em França, que ocupa o terceiro lugar com mais de 685 milhões de visualizações. Universal Studios Hollywood (6º), Efteling na Holanda (11º) e Europa Park (14º) na Alemanha também aparecem no top 25 das atracções turísticas do TikTok.

Os Estados Unidos da América têm o maior número de atracções no top 25 da lista, incluindo os famosos pontos de beleza natural Niagara Falls, Lake Tahoe e o Grand CanyonSouth Beach de Miami e Bondi Beach de Sydney são duas das 3 únicas praias a fazer da lista que, para além destas, inclui a encantadora praia de Isla Mujeres ao largo da costa de Cancun que figura no 24º lugar.

10 Atracções mais vistas em vídeos de viagens no TikTok Travel

(unidade: número de visualizações de vídeos)

1º Burj Khalifa, Dubai, EAU - 1,5 mil milhões

2º Walt Disney World Resort, Florida, EUA - 965,3 milhões

3º Disneyland Paris, Paris, França - 685,8 milhões

4º O Dubai Mall, Dubai, EAU - 574,8 milhões

5º Times Square, Nova Iorque, EUA - 525,1 milhões

6º Universal Studios Hollywood, Califórnia, EUA - 430,3 milhões

7º Torre Eiffel, Paris, França - 413,6 milhões

8º Global Village, Dubai, EAU - 390 milhões

9º Cataratas do Niágara, Ontário/Nova Iorque, Canadá/EUA - 384,7 milhões

10º Taj Mahal, Agra, Índia - 348,1 milhões

28 Setembro 2021