Tecnologia que mudará a nossa maneira de viajar

Tecnologia que mudará a nossa maneira de viajar

Enquanto Mark Zuckerberg continua a acreditar no metaverso, o mercado da realidade virtual (VR) está a esforçar-se para realmente arrancar. No entanto, esta tecnologia tem aplicações possíveis no turismo e é provável que mude os hábitos de viagem das pessoas. Pelo menos, é isto que emerge de um estudo global conduzido pela Booking.com. O inquérito perguntou a 24.179 inquiridos em 32 países.

Entre as principais conclusões do estudo está que 43% dos participantes gostariam de reservar as suas próximas férias após uma visita feita em VR. Eles poderiam assim percorrer os seus destinos de viagem utilizando este tipo de tecnologia.

Alguns vão ainda mais longe, com 35% dos inquiridos a acreditar que uma experiência simulada ao longo de vários dias poderia simplesmente substituir umas férias reais sem ter de viajar de todo. Mas esta opção não é apelativa para todos, com 60% dos inquiridos a dizerem que seria extremamente distante de uma verdadeira viagem turística.

A pesquisa também descobriu que 46% dos inquiridos consideraram que destinos que não tinham pensado à partida nesta hipótese apelassem para que utilizassem a realidade virtual. O tempo o dirá, mas à medida que o mercado VR cresce, pode ter um impacto real na indústria do turismo e nos nossos hábitos de viagem.

Em qualquer caso, já vimos no passado que as evoluções tecnológicas têm impacto nas escolhas de férias. Uma forma disto acontecer é através de plataformas de streaming. No ano passado, a Netflix realizou o seu próprio estudo através do levantamento dos seus subscritores no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e França sobre produções realizadas na África do Sul: o documentário My Octopus Teacher e a série Blood & Water.

Os resultados são claros, pois os utilizadores que viram estas produções são 3.1 vezes mais propensos a visitar o país do que os que não o fizeram. Da mesma forma, eles estão 5.6 vezes mais motivados que outros assinantes para aprender africânder, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.

Explicando estes resultados, Shola Sanni, directora de políticas públicas da Netflix para a África subsariana, disse na altura: "Eles viram-se reflectidos nestas histórias. Um espectador americano disse que sentia que as pessoas na África do Sul tinham as mesmas aspirações e experiências de vida que as do seu país".

 

Fonte: Booking.com, "Virtual reality tours to transform your travel", November 2022

25 Novembro 2022