Mercado dos hotéis pop-up em crescimento

Mercado dos hotéis pop-up em crescimento

Um hotel pop-up é um hotel que é temporário, estando num local por um curto período de tempo antes de ser transferido. Tais hotéis podem ser construídos a partir de módulos pré-fabricados que estão ligados entre si no local ou a partir de estruturas desmontáveis, como tendas, ou podem ser totalmente móveis, podendo ser construídos sobre um veículo de grandes dimensões. Muitas vezes visto como uma alternativa ao glamping (*), os hotéis pop-up oferecem alojamento para eventos sazonais ou únicos, tais como grandes festivais de música ao ar livre, retiros, casamentos ou eventos desportivos.

O mercado hoteleiro pop-up está a aumentar lenta e constantemente. Não existem muitas cadeias hoteleiras pop-up em todo o mundo, mas as que existem que são poucas que estão a funcionar muito bem. O mercado de hotéis pop-up estão prestes a atingir uma valorização de 19,12 mil milhões de dólares em 2022. As vendas estão previstas que aumentem de 6% em temos de CAGR, com o mercado a alcançar 34.24 mil milhões de dólares até 2032.

Estas organizações desenvolveram o seu próprio mercado com base em diferentes eventos e tendências turísticas, através do qual podem fornecer serviços turísticos. Como as tendências como 'Minimal Lifestyle' 'Sustainable Life' são a ser procuradas pelas gerações jovens, os turistas vão continuar a experimentar esta tendência pelo menos uma vez por ano. Há mercado disponível para hotéis pop-up durante festivais culturais sazonais em todo o mundo.

Os principais resultados do estudo do mercado dos hotéis pop-up:

- As regiões da América do Norte, Europa e Ásia Pacífico detêm uma quota de mercado estimada em aproximadamente 20%, 24% e 28%, respectivamente.

- A pandemia de Covid-19 teve um impacto de 100% sobre o valor do sector dos Hotéis Pop-up.

- O mercado dos Hotéis Pop-up está já hoje a contribuir com 2,5% das receitas para o total da Hotelaria Global.

- As tendas e Yurts (**) são os alojamentos mais comuns utilizados nos Hotéis Pop-up.

- "Os Hotéis Pop-up têm tendência a seguir o estilo de vida minimalista dos turistas e a desfrutar das suas estadas em locais remotos e inexplorados". – mostra a análise efectuada pela Future Market Insights.

Impacto da COVID-19

Os Hotéis Pop-up eram utilizados por turistas que iam a festivais e concertos em todo o mundo, e estavam a começar a entrar também no mercado do alojamento de luxo. Devido ao COVID-19, todos estes concertos e festivais foram cancelados. O encontro público foi restrito em todo o mundo e as fronteiras de todos os países foram fechadas para controlar o surto pandémico. Devido a estas razões, o principal mercado para hotéis Pop-up acabou por ficar completamente bloqueado. Em 2021, quando os confinamentos terminaram e o turismo recomeçou, os pop-up hotéis também começaram a emergir em novos mercados. Os hotéis pop-up começaram a fornecer acomodações luxuosas e acomodações personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes.

A COVID-19 foi realmente terrível para o mercado hoteleiro pop-up, mas esta actividade irá recuperar e florescer consideravelmente e com valores muito superiores no passado.

Quem está a ganhar neste mercado?

Existem empresas pop-up hotel que fornecem alojamento para turistas, principalmente para campistas e para os visitantes de festivais culturais. Este não é o único mercado possível; como os hotéis pop-up também estão a começar a fornecer alojamento personalizado em diferentes locais turísticos no mundo inteiro, e através de alojamentos minimalistas em muitas cidades importantes do mundo inteiro. Os principais actores no mercado dos hotéis pop-up são: Ice HotelBlack TomatoTerra Glamping, Zand HotelThe Pop-Up HotelSnooze BoxSleeping AroundSan Giorgio, IcehotelThe Kimpton Gray, etc.

 

(*) Glamping é um tipo de acampamento de luxo que inclui instalações e alojamento considerado muito mais confortável do que o acampamento tradicional. Permite-te desfrutar da liberdade e proximidade à natureza que o campismo te proporciona, sem os aspectos desconfortáveis!

(**) Yurt, ger ou iurte é uma tenda ou cabana circular usada tradicionalmente pelos pastores nómadas mongóis e de outros povos da Ásia Central, como os quirguizes e os cazaques.

 

Fonte Future Maket Insights, Pop-up hotels market is projected to reach at a US$ 34.24 bn by 2032, December 2022

27 Dezembro 2022