Sector da aviação comercial avança com aplicações que irão abrir fronteiras

Sector da aviação comercial avança com aplicações que irão abrir fronteiras

As principais companhias aéreas do mundo já começaram a usar, numa versão de teste, diferentes soluções digitais ligadas à saúde em algumas das suas rotas.

São aplicações para dispositivos móveis nas quais os passageiros podem armazenar e gerir os seus certificados de teste e de vacina do coronavírus e evitar o transporte de documentos físicos, proporcionando maior segurança e eficiência do que os processos em papel.

A capacidade de autenticar registos médicos em pontos de entrada de fronteira ajudará a facilitar a retomada segura e eficiente de voos internacionais em fase de pandemia global.

Vários governos e companhias aéreas de todo o mundo estão a tomar medidas para exigir um certificado de vacinação COVID-19 antes de chegar aos seus territórios ou embarcar num avião, tal como ocorre hoje com diversos tipos de vacina para alguns destinos mundiais.

Diferentes empresas e organizações tecnológicas estão a desenvolver os chamados 'passaportes de saúde' digitais, nos quais o passageiro pode acumular as informações solicitadas para viajar para outro país, como por exemplo resultados de PCR ou outros testes de diagnósticos para o coronavírus e/ou certificado de vacinação, no caso de ter obtido imunização.

A indústria do transporte aéreo tem sido pioneira a propor ferramentas que facilitem a retomada das viagens, uma vez que promoveria uma abordagem global. Precisamente, a União Europeia decidiu na semana passada implementar em comum com os 27 Estados. Também o Governo dos Estados Unidos está a decidir sobre o dispositivo a utilizar.

A International Air Transport Association (IATA) também está actualmente na fase de testes finais de desenvolvimento de sua iniciativa Travel Pass, que espera lançar em Março deste ano. A Singapura Airlines é a primeira companhia aérea a testar a solução em voos de Jacarta e Kuala Lumpur para Singapura, assim como as duas companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos. Emirates Airline do Dubai e Etihad Airways de Abu Dhabi, estão a actuar em conjunto com seus respectivos governos, o que poderá perspectivar um cenário para uma implantação mais ampla em todo o sector.

Da mesma forma, a associação de companhias aéreas fez parceria com o governo da República do Panamá e a Copa Airlines e iniciou os testes, este mês, em voos seleccionados do Hub das Américas, Aeroporto da Cidade do Panamá. Constitui, assim, o primeiro governo e a primeira companhia aérea da América a testar o IATA Travel Pass.

O projecto CommonPass, lançado em Outubro do ano passado, numa parceria entre o Project Commons e o Fórum Económico Mundial juntamente com uma ampla coligação de parceiros públicos e privados, visa estabelecer formas padronizadas de verificação de resultados e registos laboratoriais.

Para usar o CommonPass, os viajantes fazem um teste COVID-19 num laboratório certificado e carregam os resultados nos seus telemóveis. Em seguida, preenchem questionários adicionais de triagem de saúde exigidos pelo país de destino. A solução foi usada na rota Hong Kong-Singapura da Cathay Pacific, bem como nos voos da United Airlines de Londres para Nova Iorque, e outros testes estão a ser realizados pela JetBlue e Lufthansa. A Swissair e Virgin Atlantic começarão em breve os seus testes.

Também a International SOS, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) e o AOKpass anunciaram a primeira utilização do ICC AOKpass de um certificado de saúde COVID-19 digitalmente verificável para entrar em Singapura, no final de Dezembro de 2020, quando um cidadão de Singapura estava a voltar do Japão.

No voo da Singapura Airlines, usou com sucesso o ICC AOKpass apresentando oficialmente um resultado negativo de um teste de PCR COVID-19 na chegada aos balcões de imigração no Aeroporto de Changi.  Foi a primeira vez que uma autoridade de imigração usou um certificado de saúde verificável digitalmente.

Este certificado digital de saúde é baseado na tecnologia blockchain, sendo certificado pela ICC e pelos líderes mundiais da indústria em serviços de saúde e certificação, International SOS e SGS Group. Ao usar esta aplicação, que é projectada especificamente para ser utilizada em todo o tipo de sistemas, os viajantes em rotas específicas poderão validar os resultados dos seus testes COVID-19 com as companhias aéreas, sem violar a privacidade dos seus dados pessoais de saúde.

 

 

03 Março 2021