Reino Unido vai voltar a implementar sistema de semáforo para as férias de Verão

Reino Unido vai voltar a implementar sistema de semáforo para as férias de Verão

Segundo fontes do governo britânico, prevê-se que no dia 17 de Maio irá ser activado novamente o sistema de classificação dos destinos turísticos de férias de Verão tipo semáforo (verde, amarelo e vermelho).

Este sistema já foi utilizado pelo Reino Unido, no Verão e no Natal de 2020, e tem originado críticas por parte quer dos destinos quer do sector britânico das viagens e turismo, devido à insegurança ou incerteza que introduz nas viagens para o exterior.

Este sistema acaba por fazer diminuir as estadias porque, se durante as férias o destino for classificado de amarelo ou vermelho, as regras à chegada para qualquer cidadão podem ter sido alteradas. Por exemplo, um surto num destino durante as férias pode obrigar a um PCR à chegada ou a uma quarentena num hotel do governo, pago pelo viajante caso o destino tenha passado a ser classificado como vermelho, o que neste caso onera as férias por pessoa em 5000 libras.

No Verão do ano passado houve turistas que pagaram preços muito elevados pelas viagens de avião para regressarem antes da entrada em vigor das medidas. Nesta Páscoa, os turistas alemães enfrentaram, nas Baleares em Espanha, uma mudança de regras já durante as férias que obrigou à procura de testes PCR que seriam mostrados obrigatoriamente à chegada à Alemanha, o que fez elevar exponencialmente o custo deste teste devido ao repentino acréscimo da procura.

Esta alteração constante da análise dos destinos introduz incerteza nos viajantes que passam a optar por estadias mais curtas ou evitam viagens para o exterior porque podem ser confrontados com custos substancialmente mais elevados nas suas férias. Por esta razão os principais países emissores de turismo não estão a recomendar aos seus cidadãos férias de Verão no exterior, mas não as impossibilitam transferindo o risco e a responsabilidade da decisão para o viajante.

 

 

07 Abril 2021