Reino Unido: deixar o país sem um “motivo razoável” será ilegal até 30 Junho

Reino Unido: deixar o país sem um “motivo razoável” será ilegal até 30 Junho

Apesar do Primeiro Ministro Boris Johnson ter, inicialmente, a intenção de prosseguir com uma redução gradual do confinamento, que contemplasse a permissão de viagens não essenciais a partir de 17 de Maio, a comunicação social britânica anunciou hoje diferentes adiantamentos.

Segundo o que foi comunicado, vai ser criado um projecto de lei que determinará que sair do Reino Unido sem um "motivo razoável", como ir trabalhar ou motivos ligados à educação, será ilegal até 30 de Junho. Desta forma, os residentes no Reino Unido que pretendam ir de férias para o estrangeiro, enfrentarão multas de 5.000 libras (5.789 euros) a partir da próxima semana. Esta nova legislação, elaborada pelo Governo britânico, irá ser votada nesta quinta-feira no Parlamento. 

O Governo britânico insiste: reservar férias de Verão agora ainda é prematuro. Esta informação foi disponibilizada pelo Ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, diante da possibilidade de uma nova vaga de infecções chegar a este país, que ontem registou o menor número de mortes diárias motivadas pela pandemia desde o passado mês de Setembro.

Graças ao seu intenso programa de vacinação, o Reino Unido tem vido a manter um número relativamente baixo de infecções e mortes diárias pelo vírus, no entanto, o aumento dos casos positivos nos diversos países europeus, está a deixar as autoridades britânicas em alerta. Neste sentido, o roteiro inicial para o desconfinamento, que contemplava a permissão de viagens para o exterior a partir de 17 de Maio, não será concretizado.

24 Março 2021