Procura pelo destino Portugal na internet [25 de Julho a 25 de Agosto]

Procura pelo destino Portugal na internet [25 de Julho a 25 de Agosto]

Na continuação da análise que temos vindo a realizar às 4ª feiras sobre a procura realizada na internet sobre o destino turístico Portugal, que envolve um período de 30 dias, através de um ferramenta disponibilizada pela Google, nesta semana focamos a nossa análise para o período compreendido entre de 25 de Julho a 25 de Agosto.

Todavia alertamos para o facto que os dados apresentados não significam necessariamente reservas efectuadas durante o período de referência, mas sim a busca realizada por informação sobre os destinos em Portugal e a origem geográfica desse interesse sobre o nosso país.

Pretendemos auxiliar na identificação dos mercados que mostraram mais interesse pelo nosso destino nas pesquisas efectuadas na internet, possibilitando à oferta nacional mostrar a esta procura potencial o que de melhor lhe pode oferecer e apostar de modo mais focado na sua estratégia promocional. No entanto, alertamos para o facto da popularidade do destino poder mudar repentinamente, dependendo de acontecimentos imprevisíveis mundiais, notícias ou outro tipo de eventos inesperados que entretanto possam ocorrer.

O período de análise acima identificado mostra a seguinte perspectiva:

Os valores do 1º gráfico mostram um aproximar à realidade anterior (ano anterior) com um estreitamento da distância entre a procura verificada este ano em relação ao ano passado, em especial a partir do dia 19 de Agosto até 21 de Agosto, em que a procura do ano anterior superou a deste ano. De realçar que as flutuações ao longo do tempo seguem a mesma trajectória independentemente do ano de referência. Face aos gráficos semanais já publicados, a distância entre “este ano” e “ano anterior” no início deste período, 25 de Julho, apresenta agora uma diferença de 18% (84% contra 66%), quando na semana passada a diferença era de 27%. No fim do período, em 18 de Agosto a diferença tinha diminuído para 3% (93% contra 58%) situando-se agora em 10% depois da inversão ocorrida a meio do período, (96% versus 86%), o que demostra uma tendência de abrandamento da procura quando entramos na semana final de Agosto de 2021.  De registar um decréscimo da variação média anual (2020/2021) de 15pp que passou nesta semana para uma diferença de 27% para 12%.

Neste período, os utilizadores da internet não modificaram a sua procura por destinos turísticos preferenciais em Portugal, mantendo exactamente os mesmos da semana passada. Como principais destinos com maior interesse de viagem Lisboa, que tem mantido a liderança, surgindo depois Porto, Faro e Ponta Delgada. Em relação à semana anterior, manteve-se a alteração ocorrida nesse período com a passagem do Funchal para a 7ª posição. Para além das 2 principais cidades do país temos os tradicionais destinos de férias de Verão, onde pontuam em maior número os destinos localizados na região do Algarve e a retoma no 10º lugar de Vila Nova de Milfontes.

Em termos acumulados, observamos que existe alguma estabilidade no interesse pelos destinos Lisboa, Porto Faro, Ponta Delgada e Albufeira:

A mudança na busca na internet pelos destinos turísticos pode variar repentinamente consoante as características e tendências da procura e até em relação à época do ano. Os locais em Portugal que registaram maior crescimento da procura ao longo do intervalo de tempo seleccionado estão desta vez mais localizados no litoral Sul do país (6 em 10 localizam-se no Algarve). Com o avançar do mês de Agosto talvez pela peregrinação dos emigrantes aparece Fátima (2º lugar) em destaque e, pela primeira vez, a Nazaré.

Neste período, desapareceu da lista dos 6 primeiros lugares na origem da procura os portugueses, comparativamente à registada no período anterior voltaram a dominar, impondo-se agora a França, seguida da Espanha, Reino Unido Alemanha e Brasil, indiciando uma retoma dos mercados tradicionais de Verão para Portugal e, em especial, o regresso de emigrantes com residência neste Verão de 2020.

Em valores acumulados nos diversos períodos, a tendência da procura nacional (turismo interno), depois de ter desaparecido na semana passada, voltou a ser dominante e as restantes origens (mercados tradicionais) estão a estabilizar-se na liderança. Como único destaque em relação aos mercados tradicionais, os E.U.A., devido às restrições relacionadas com a Covid-19, estão novamente ausentes desta listagem.

A escala do gráfico seguinte é percentual, significando que se registou em relação à última análise efectuada, a manutenção da liderança dos espanhóis, que escolheram como primeira pesquisa na internet de destinos turísticos, Portugal, crescendo novamente pelo 4º período consecutivo, atingindo agora os 32,53%. Em seguida, temos os britânicos que cresceram ligeiramente para 15,78%, consolidando a sua posição face aos franceses que baixaram novamente um pouco para 14,22%. Subiram neste período a Alemanha para (7,15%) e a Irlanda (5,73%). Uma pequena descida dos Países Baixos (4,41%), que mesmo assim, suplantaram os E.U.A. (4,33%). Finalizam a lista a Bélgica (2,87%), a Itália (2,14%), e a Suíça com 2,11%. O Brasil, pelo segundo período consecutivo, deixou de estar nos 10 primeiros lugares desta lista.

Analisando todos os períodos observados, a Espanha, Reino Unido, França e Alemanha, tradicionais mercados estrangeiros do turismo português consolidam a suas posições ao longo do tempo, com excepção dos E.U.A. e Brasil que têm vindo a perder posições em relação a outros destinos europeus como a Irlanda e os Países Baixos. Nota-se nos 3 últimos períodos uma certa estabilidade nos valores apresentados:

01 Setembro 2021