Porque precisa de uma VPN enquanto viaja

Porque precisa de uma VPN enquanto viaja

Viajar é sempre entusiasmante, mas pode tornar-se perigoso muito rapidamente, especialmente se não tiver cuidado com a actividade online. Outro problema são as limitações de conteúdos da internet, dependendo do país que visita. Uma rede privada virtual (VPN) é uma ferramenta altamente recomendada aos viajantes para proteger os seus dispositivos de ameaças cibernéticas, e aceder a qualquer conteúdo que deseje.

Este artigo irá explicar precisamente porque é que uma VPN é uma ferramenta obrigatória se planeia passar muito tempo online quando viaja.

Quais são as ameaças cibernéticas quando se viaja?

As ameaças cibernéticas de segurança são consistentes, não importa onde esteja. No entanto, prevalecem ainda mais quando viaja por várias razões::

- Maior confiança nos dispositivos - precisará de serviços de localização para se deslocar, e navegar na Internet em busca de locais para visitar. Com o aumento do uso surge um risco acrescido de ficar exposto.

- Uso de redes públicas não encriptadas - a maioria dos viajantes não passa muito tempo nos seus quartos de hotel, pois estão fora deles a maior parte do tempo. Assim, dependem principalmente de ligações públicas à internet durante visitas ou excursões, que são muitas vezes não encriptadas, o que os torna alvos fáceis.

- Computadores públicos inseguros - os viajantes sem um portátil pessoal podem confiar em computadores públicos em bibliotecas ou em hotéis. A manutenção destes computadores é normalmente má, resultando em sistemas operativos desactualizados e até mesmo com antivírus antigos.

A maioria destes riscos são inevitáveis, uma vez uma vez que necessitará de os correr ao precisar de apoiar a sua empresa enquanto estiver fora. Por isso, a menos que queira ficar fora da rede durante as férias, deve encontrar uma solução diferente, que é exactamente onde uma VPN se torna útil.

Como uma VPN ajuda a manter-se protegido

Agora que compreende os riscos cibernéticos de viajar, é fácil ver como uma VPN pode ser uma grande ferramenta para mitigar a maioria dos riscos. Para compreender como uma VPN ajuda, vamos ver como funciona:

- Uma rede privada virtual é exactamente isso - uma rede privada virtual. Um serviço VPN online envia os seus dados da Internet através de um canal seguro - um dos seus servidores. O servidor VPN encripta os dados e esconde o seu endereço IP antes de os encaminhar para qualquer site ou serviço que esteja a tentar aceder. Tudo isto é feito em simultâneo, por isso não vai notar uma quebra significativa na velocidade ao usar uma VPN.

Assim, uma VPN:

Encripta o tráfego de dados, possibilitando a utilização segura de redes públicas. Como o seu tráfego de Internet é encriptado, pode utilizar livremente redes públicas, sabendo que não está em risco.

Funciona igualmente bem em dispositivos móveis, permitindo utilizar os serviços de localização em segurança. Com uma VPN no seu dispositivo móvel, não importa se está em movimento. Pode desfrutar da Internet e de todos os seus serviços essenciais, ajudando a ter uma melhor experiência ao explorar o seu destino de férias.

Mas e se dissermos que a segurança cibernética não é a única grande razão para usar uma VPN quando se viaja? Talvez a melhor razão para usar uma VPN é permitir mudar a sua localização virtual para onde quiser. Assim, mesmo que esteja algures na Europa, pode navegar na Internet como se ainda estivesse em casa ou num outro qualquer outro país.

Isto significa que pode aceder a todos os websites bloqueados e conteúdos como os programas Netflix enquanto viaja. Não estamos a encorajar ninguém a passar as suas férias inteiras a ver programas de televisão, mas a possibilidade de isso acontecer existe por meio de uma VPN. Alguns países como a China e a Rússia têm firewalls rígidas que bloqueiam muitos websites e serviços que provavelmente usa diariamente. Pode facilmente contornar estas restrições, alterando a sua localização através de uma VPN.

Uma VPN pode até ajudar a poupar dinheiro. As empresas cobram preços diferentes com base na localização. Ao mudar a sua localização virtual para um país objectivamente mais pobre, pode encontrar ofertas fantásticas de bilhetes de avião, reservas de carros, e muitos outros serviços. Por isso, uma VPN é um serviço bastante adaptável que poderá ajudar a melhorar não só as suas viagens, mas também a sua experiência online em geral.

Reflexões finais

Uma rede privada virtual (VPN) é uma ferramenta de viagem essencial. Para além dos muitos benefícios de segurança que possibilitam através de uma navegação anónima na web, existem outros benefícios que os viajantes irão apreciar. O principal é a capacidade de virtualmente alterar localizações, permitindo aceder a conteúdos que de outra forma não seria capaz de aceder.

 
Fonte: Trip Planning, 5 Benefits of Using a VPN while Traveling, Cyber 2023, October 24, 2022

26 Outubro 2022