7 previsões sobre como iremos viajar em 2023

7 previsões sobre como iremos viajar em 2023

As pessoas em todo o mundo estão a sentir-se esmagadoramente mais optimistas sobre viajar em 2023 do que em 2022 e, apesar de alguma instabilidade actual sentida globalmente, quase três quartos (72%) relatam que viajar valerá sempre a pena. O ambiente está a mudar de uma incerteza esperançosa, para uma ousada adaptabilidade. Se 2022 foi o regresso triunfante das viagens, 2023 será a sua reimaginação criativa no meio do caos. Nada estará fora dos limites e tudo está incluído no menu, pois todos procuram encontrar o equilíbrio certo num mundo de contradições.

Para compreender como as viagens serão reimaginadas em 2023, a Booking.com encomendou uma extensa pesquisa com mais de 24,000 viajantes em 32 países e territórios, combinando-a com os dados disponíveis na sua plataforma digital de viagens para revelar sete previsões emergentes sobre viagens.

Numa altura de convulsões gerais, em que a guerra, o aumento da polarização social, a inflação crescente e as preocupações urgentes com as alterações climáticas continuam a mudar radicalmente o mundo, as pessoas encontram-se num campo de guerra multidireccional, esforçando-se por reconciliar o que é importante com as exigências da vida quotidiana. As previsões de viagem de 2023 reflectem este sentimento, revelando que as exigências dos viajantes estão a mover-se em muitas direcções diferentes para se adaptarem aos tempos de mudança.

Preparação no Paraíso

Cabanas camufladas, fogueiras e bússolas; sair da zona de conforto nunca foi tão procurado como em 2023. Alguns anos caóticos com desastres naturais, agitação política e uma pandemia global viram alguns perderem a confiança no mundo e no conforto incontornável das nossas vidas modernas. Quase metade (44%) dos viajantes globais quer que as suas experiências de viagem tenham uma sensação de regresso à sobrevivência, e estão à procura de férias ao estilo "fora da caixa" para fugir à realidade (55%), e desligar-se e experimentar a vida apenas com as necessidades mais básicas (44%). Os viajantes também estão interessados em utilizar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprenderem técnicas de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira sem recursos (42%), alimentar-se da natureza (39%) e até preparar-se para um apocalipse (39%).

Mas 'Fora da Caixa' em 2023 não significará necessariamente passar um mau bocado. Existe uma percepção comum do que significa renunciar aos luxos (56%), no entanto existe um forte desejo de combinar os dois com 48% apenas considerando viajar "fora da caixa", mas não abdicam de uma estada confortável.

O viajante de 2023 não estará desligado da internet? Mais de metade (53%) tem um requisito não negociável: o telefone e a ligação à internet no seu destino é essencial - por isso espera que esta companhia esteja acessível em modo de 5G.

Viajantes Virtuais

Costumava ser uma viagem espacial ambiciosa e "mundana". Mas agora o que se seguirá? Com quase metade (43%) dos viajantes globais a comunicar que no próximo ano se irão virar para a realidade virtual para inspirar as suas escolhas de férias, as viagens entrarão no espaço virtual em constante evolução através do 3D do Metaverso em 2023. Com mais de um terço (35%) dos viajantes interessados em embarcar numa experiência de viagem VR de vários dias, o Metaverso será mais do que "experimenta antes de comprar"; irá educar, entreter e inspirar as pessoas, abrindo a porta para uma aventura infinita. Os viajantes não serão mais limitados pela física, e poderão experimentar diferentes experiências de viagem num ano em que o mundo do Metaverso começará a replicar e a reimplantar destinos.

Embora o Metaverso ofereça uma nova forma de experimentar a viagem no próximo ano, ainda não vai impedir as pessoas de reservar um bilhete para o seu próximo destino, pois três em cada cinco (60%) acreditam que uma experiência virtual não é suficiente para a verificar a lista de destinos.

Deleite-se na Zona de Desconforto

Quer seja energia acumulada, frustração reprimida ou um novo impulso para a vida, o viajante está pronto para mergulhar primeiro noutras culturas e novas experiências. Metade (50%) dos viajantes globais quer experimentar um choque cultural completo em 2023 - seja viajando para um lugar com experiências culturais e linguagens completamente diferentes (51%) ou explorando cidades menos conhecidas com jóias escondidas que ainda não estão no mapa (30%).

Esquecer os locais favoritos habituais, em 2023 os viajantes irão procurar umas férias únicas que chocam, surpreendem e enchem de prazer. Com quase três quartos (73%) à espera de experimentar viagens "fora da zona de conforto" que os empurram para os limites, onde haverá um afluxo de experiências de nicho encorajando as pessoas a levar as suas viagens ao extremo.

O brilho dos bons velhos tempos

Perante a instabilidade global e o desejo de evasão, as pessoas pretendem criar experiências de viagem que evocam tempos mais simples, com fugas nostálgicas (88%) que proporcionam a emoção de reviver o topo da lista de desejos dos dias de glória em 2023. No entanto, os viajantes procuram cada vez mais a adrenalina dos parques temáticos (61%). Viajantes milenares serão os primeiros a reservar alojamento que os transportará de volta a uma época que lhes é muito cara, e provavelmente fá-lo-ão com a família ao seu lado (54%) com viagens multigeracionais de "reunião familiar" estarão no topo da agenda de viagens em 2023. 

Paz e Peregrinações de Prazer

A viagem para levar o bem-estar da "mente, corpo e alma" numa abordagem totalmente imersiva e sem limites para alcançar a paz e o prazer, incluindo formas menos convencionais de sentir a felicidade. Procurando, a meditação e as fugas de atenção são sempre populares entre os viajantes globais (44%), enquanto dois em cada cinco (40%) irão procurar encontrar paz num retiro silencioso e mais de dois quintos (42%) estão ansiosos por entrar num hiato de saúde que se concentre na saúde mental, na saúde transformadora ou que os ajude nas fases da vida que atravessam.

Do Trabalho Diário à Grande Fuga da Empresa

Uma mudança radical das políticas de "trabalho de qualquer lugar" que são agora quase tão comuns como as férias anuais, os empregados estão cada vez mais interessados em preservar o tempo de férias para uma fuga total. Uma quantidade significativa (66%) quer que as suas viagens sejam estritamente gratuitas em 2023, e enquanto quase metade (49%) não está interessada em trabalhar enquanto está fora, mas considerariam a hipótese de entrar para um retiro ou viagem da empresa.

Em resposta, 2023 verá um aumento dos retiros de negócios nos destinos, onde o foco será o fortalecimento de relações e recreação corporativa em vez de trabalho. Os negócios também têm benefícios - mais de metade (59%) dos trabalhadores em todo o mundo acredita que explorar novos lugares os inspirará a ser mais produtivos no trabalho..

Poupar para esbanjar

Com um pano de fundo da incerteza económica global, os viajantes em 2023 continuarão a dar prioridade às viagens, mas estarão mais atentos a como tirar o máximo partido do seu orçamento de viagem, e do que deve ter precedência. As pessoas continuarão a colocar as férias despreocupadas no topo da sua agenda, com metade (50%) dos viajantes a dizer que investir nas férias continua a ser uma prioridade. Mas ao mesmo tempo estar consciente do orçamento é fundamental, com quase sete em cada dez (68%) viajantes a continuarem a dar prioridade às viagens enquanto esperam obter mais fundos para as suas férias.

2023 será de busca do itinerário financeiramente eficiente em todas as suas valências, com as pessoas a planearem ter orçamentos de viagem mais apertados, priorizando a relação custo-benefício, descontos e programas de fidelização (60%). Mais de metade (55%) acredita que a melhor utilização do seu orçamento é optar por uma ou duas férias mais longas, em vez de várias pausas curtas.

 

Fonte: Booking.com’s Seven Predictions for the Creative Reimagination of Travel in 2023, October 2022

27 Outubro 2022