Perigo de uma reabertura sem regras no horizonte

Perigo de uma reabertura sem regras no horizonte

No mesmo dia em que o Reino Unido deu luz verde ao recomeço das viagens, 17 de Maio, Portugal deu indicação que vai abrir as suas portas a estes turistas, conjugando o pedido do certificado de vacinação e o teste da COVID-19.

“Os turistas britânicos vão poder apresentar às autoridades portuguesas um certificado que comprove que estão vacinados contra o vírus, que têm imunidade ou que têm um teste negativo”, explicou a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Rita Marques numa entrevista à BBC.

Com efeito, a Madeira já lançou um 'corredor verde' para turistas vacinados contra a COVID. Esta indicação surge um dia depois de a Comissão Europeia apresentar a sua tão esperada proposta de passaporte europeu de vacinação .

Assim, Bruxelas confirmou que trabalhará com países terceiros, como o Reino Unido, para garantir que residentes de países terceiros possam viajar livremente no território da União.

Entretanto, parece que ninguém vai esperar pelas regras da UE; Chipre, já adiantou que reabrirá ao seu mercado principal a partir de 1º de Maio sem sequer exigir um PCR ou isolamento, apenas para quem recebeu as duas doses das vacinas, enquanto a Turquia reabrirá ao turismo britânico sem exigir certificado de vacinação.

Quando são reactivados duros confinamentos em alguns países europeus, torna-se urgente definir regras claras e comuns na UE que orientem devidamente os destinos turísticos, para não se dar uma reabertura descontrolada.

 

19 Março 2021