Outubro registou um modesto aumento na actividade aeronáutica

Outubro registou um modesto aumento na actividade aeronáutica

A Associação Internacional dos Transportadores Aéreos (IATA) revelou hoje que a recuperação das viagens aéreas continuou em Outubro, registando-se já sinais de melhoria na retoma do transporte aéreo. Esta organização também advertiu que a imposição de proibições de viagens pelos governos, contrariando as recomendações da OMS, poderão ameaçar a recuperação do sector.

A procura total de viagens aéreas em Outubro de 2021 (medida em receita por passageiro-quilómetro transportado ou RPK) diminuiu 49% quando comparada com Outubro de 2019. Estes dados revelam que foi obtida alguma melhoria, após a queda de 53% registada em Setembro de 2021, em comparação com os valores alcançados dois anos antes.

Os mercados domésticos caíram 22% em comparação com Outubro de 2019, suavizando o declínio de 24% registado em Setembro em comparação com o mesmo mês de 2019. A IATA deu nota ainda que a recuperação das viagens aéreas conseguida em Outubro, ocorreu tanto no mercado doméstico como internacional.

A procura internacional de passageiros em Outubro foi 66% inferior a Outubro de 2019, em comparação com um declínio de 69% apurado em Setembro em relação ao mesmo mês de 2019, com todas as regiões do globo a mostrarem alguns sinais de retoma mais efectiva.

Conforme mencionou Willie Walsh, Director-geral da IATA, "A melhoria registada no desempenho do tráfego aéreo em Outubro reforça a ideia que existe uma procura reprimida e que as pessoas voltarão a viajar assim que lhes for permitido. Infelizmente, as respostas dos governos ao aparecimento da variante Ómicron estão a pôr em risco a conectividade global que levou tanto tempo a reconstruir e em simultâneo a restaurar a confiança dos viajantes".

03 Dezembro 2021