Os viajantes estão cada vez mais dispostas a adoptar tecnologias móveis

Os viajantes estão cada vez mais dispostas a adoptar tecnologias móveis

Os passageiros do transporte aéreo estão a adoptar a tecnologia em algumas fases da sua viagem mais do que noutras, de acordo com um novo relatório do fornecedor de TI do transporte aéreo SITA.
 
A SITA 2022 Passenger IT Insights revela que 41% dos inquiridos utilizam quiosques e Portais Electrónicos para controlo de identidade e 29% recebem notificações móveis para recolha de bagagem. O controlo de identidade e a recolha de malas mostram um dos maiores aumentos na adopção de tecnologia desde 2016, quando nessa altura nenhuma tecnologia estava a ser utilizada, de acordo com o relatório.
 
Os dados da SITA revelam que 87% dos inquiridos mostram um sentimento positivo em relação ao controlo de identidade, mais 11% do que em 2016. Da mesma forma, 84% consideram positiva a notificação da recolha da bagagem, mais 9% desde 2016.
 
O Presidente Executivo da SITA, David Lavorel, afirma: " Na realidade a viagem de passageiros de ponta a ponta está a ser impulsionada pela tecnologia, uma vez que os transportes aéreos continuam a digitalizar os seus processos de viagem e as suas áreas operacionais, que foram acelerados pela pandemia".
"Estamos também a ver que os passageiros estão cada vez mais a adoptar tecnologias móveis e sem contacto ao longo da viagem, para tornar a sua viagem o mais cómoda e sem sobressaltos ".
 
Contudo, o inquérito da SITA constata que as restrições à COVID-19 constituiu um factor que abrandou a automatização de ponta a ponta. Quando o estudo foi realizado no primeiro trimestre deste ano, 60% dos passageiros ainda estavam a fazer a sua própria investigação sobre os requisitos da doença e 51% continuavam a apresentar manualmente a sua documentação.
 
O relatório também revela um atraso na adopção da tecnologia nas fases iniciais da viagem - check-in, etiqueta da mala e entrega da bagagem - em favor do processamento manual.
 
Os inquiridos planeiam voar mais a partir de 2023 do que antes da pandemia, antecipando uma média de 2,93 voos por passageiro, por ano, em viagens de negócios e 3,90 em viagens de lazer. Os passageiros citam os preços dos bilhetes, os riscos para a saúde e os riscos geopolíticos como os principais obstáculos às viagens.
 
Cerca de metade dos inquiridos gostaria que os aeroportos e as companhias aéreas implementassem soluções de TI para apoiar a sustentabilidade, tais como a monitorização do desempenho ambiental dos aeroportos para reduzir as emissões, e a optimização das rotas de voo de modo a reduzir a queima de combustível. Quase todos os passageiros pagariam, em média, 11% do preço dos seus bilhetes para compensar as emissões de carbono dos seus voos.
 
O relatório baseia-se num inquérito online realizado no primeiro trimestre de 2022 a 6.448 inquiridos de 27 países. As pessoas que responderam ao inquérito tinham viajado pelo menos uma vez nos cinco meses anteriores.
 
Pode aceder ao relatório completo em: https://www.sita.aero/resources/surveys-reports/passenger-it-insights-2022/

05 Julho 2022