ONU destaca a importância do Turismo para a recuperação económica em 2022

ONU destaca a importância do Turismo para a recuperação económica em 2022

A última edição do relatório da UN World Economic Situation and Prospects utiliza os dados mais relevantes disponibilizados pela OMT (Organização Mundial de Turismo) sobre as chegadas de turistas internacionais e receitas turísticas geradas, para ilustrar como o impacto da pandemia tem sido sentido muito para além do próprio sector. O importante papel que o Turismo irá desempenhar na recuperação das economias nacionais e do comércio global sublinha a importância do sector para a economia mundial, e particularmente para as economias em desenvolvimento, incluindo os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
 
Após uma contracção global de 3,4% em 2020 e uma recuperação de 5,5% em 2021, prevê-se que a economia mundial cresça 4% em 2022 e depois 3,5% em 2023. Dada a sua importância como principal sector exportador (antes da pandemia o Turismo era o terceiro maior do mundo, depois dos combustíveis e produtos químicos), reconhecendo também o seu papel como fonte de emprego e desenvolvimento económico, espera-se que a recuperação do sector impulsione o crescimento em todas as regiões do mundo.
 
O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: "A súbita paragem do Turismo internacional causada pela pandemia acentuou a importância do sector tanto para as economias nacionais como para os meios de subsistência individuais. O relatório da ONU utiliza também dados e análises da OMT para avaliar o custo do declínio do Turismo, ilustrando o quão importante será o reinício do Turismo em 2022 e nos anos seguintes".
 
O emprego, o crescimento económico e a igualdade foram todos atingidos
A última edição do relatório da OMT mostra que as chegadas de turistas internacionais caíram 73% em 2020, situando-se num nível que não se verificava há 30 anos. E embora o Turismo tenha registado uma melhoria modesta no terceiro trimestre de 2021, as chegadas internacionais entre Janeiro-Setembro de 2021 ficaram ainda 20% abaixo dos níveis de 2020 e 76% abaixo dos níveis de 2019 (resultados do ano completo de 2021 a serem divulgados pela OMT a 18 de Janeiro).
 
A crise teve um impacto devastador no emprego, incluindo na hotelaria, nos serviços turísticos em geral, e no comércio a retalho. Afectou desproporcionadamente grupos vulneráveis, incluindo jovens e trabalhadores migrantes, bem como trabalhadores com baixos níveis de escolaridade e competências. A exacerbação da divisão entre os géneros tornou-se bastante evidente, especialmente nos países em desenvolvimento, com as mulheres a sofrerem maiores declínios no emprego e na participação na força de trabalho do que os homens.
 
Diversificação para a recuperação
Analisando mais aprofundadamente o papel do sector na recuperação económica, o relatório da ONU assinala que muitos destinos, em particular países dependentes do Turismo, terão de diversificar o seu Turismo ao longo de 2022 e nos anos seguintes. Mais uma vez com base na análise da OMT, a publicação mostra quantos destinos estão a desenvolver o Turismo interno, especialmente o rural para ajudar as economias locais em regiões deprimidas no sentido de estimular a criação de emprego e proteger os recursos naturais e o património cultural, e ao mesmo tempo investe-se na capacitação das mulheres, jovens, e de um modo geral das populações locais. Adicionalmente, o relatório identifica como os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento podem implementar medidas para assegurar que as empresas e trabalhadores locais retenham mais benefícios económicos que o Turismo internacional traz, destacando, a título de exemplo, que as " perdas turísticas" ascendem a cerca de 80% de todo o montante gasto pelos turistas na região das Caraíbas.
 
Ver relatório completo em: https://www.un.org/development/desa/dpad/publication/world-economic-situation-and-prospects-2022/

14 Janeiro 2022