OMS: Fecho das fronteiras ineficaz na luta contra a Covid-19

OMS: Fecho das fronteiras ineficaz na luta contra a Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS), na reunião de ontem, argumentou que as restrições de viagem "não trazem valor acrescentado" na luta contra a Covid-19.
 
Numa actualização aos conselhos/recomendações sobre regulamentos internacionais para combater o vírus, este organismo afirmou que as proibições de tráfego internacional deveriam ser levantadas ou atenuadas.
 
Para a OMS "O fracasso das restrições de viagem introduzidas após a detecção e comunicação da variante Ómicron de modo a evitar/limitar a propagação internacional desta variante do vírus, veio a demonstrar-se ineficaz com o decorrer do tempo", acrescentou ainda que tais proibições "contribuíram para aumentar o impacto económico e social da pandemia nos diversos Estados, tornando-se assim contraproducentes, porque efectivamente não evitou o contágio.
 
Este organismo internacional também aconselhou os destinos a não exigirem provas de vacinação contra a Covid-19 para viagens internacionais, sendo esta a única forma de permitir que as viagens internacionais recomecem, porque prejudica muitos países, dado o acesso global limitado e a distribuição injusta de vacinas contra a Covid-19, explicou na declaração publicada.
 
Em vez disso, os Estados deveriam considerar uma abordagem baseada no risco para facilitar as viagens internacionais através do levantamento ou modificação de medidas, tais como testes e quarentena, quando tal se mostrasse apropriado, concluiu a OMS.
 
Leia a acta completa, aqui.

20 Janeiro 2022