OMT na COP27: Unir o turismo em torno de planos de acção climáticos concretos

OMT na COP27: Unir o turismo em torno de planos de acção climáticos concretos

Desde o lançamento da Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática no Turismo na COP26, mais de 700 empresas, destinos turísticos, grupos da sociedade civil e até países aderiram, comprometendo-se a descarbonizar, regenerar e medir com vista a reduzir para metade a emissões de carbono até 2030 atingirem o nível Net-Zero até 2050, impreterivelmente.

O sector do turismo definiu os seus planos para alcançar as suas ambições de acção climática. Na COP27, a OMT reuniu os principais intervenientes do sector para partilhar ideias práticas para acelerar a mudança para uma maior sustentabilidade e alcançar o Net-Zero.

A Directora Executiva da OMT, Zoritsa Urosevic, disse: A Directora Executiva da UNWTO, Zoritsa Urosevic, disse: "Um ano após o seu lançamento, estamos orgulhosos de ver a forma como a Declaração de Glasgow inspirou o nosso sector a entrar em acção. Desbloquear o financiamento e desenvolver quadros de medição será fundamental para aumentar o nosso apoio e continuar a acelerar a acção climática em prol da resiliência".

Ovais Sarmad, Secretário Executivo Adjunto, UNFCCC ( Organização das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), acrescentou: "A Declaração, fornece um quadro para que todos os intervenientes no turismo possam elevar as suas ambições climáticas. Uma maior integração do turismo nas Contribuições Determinadas a Nível Nacional será fundamental para mobilizar o apoio necessário à intensificação dos esforços".

"Um futuro zero emissões para o turismo depende em grande parte do oceano e da regeneração dos destinos, nomeadamente os destinos costeiros". Temos de transformar o turismo num sector que responda à emergência climática" disse Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos.

Compromisso de todo o sector

Os participantes que representavam as diferentes dimensões do turismo, tanto a nível nacional como a nível regional, Instituições financeiras da ONU, em particular o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Grupo do Banco Mundial e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) manifestaram a sua disponibilidade para apoiar os destinos turísticos na sua transformação para modelos de turismo sustentáveis e resilientes, com baixo impacto de carbono.

A 10 de Novembro, num evento paralelo focou-se nos caminhos da medição e da descarbonização. Os Secretários de Estado do Turismo e do Ambiente de Guanajuato, México, partilharam as suas abordagens originais de trabalho colaborativo; o Ministro do Turismo das Canárias apresentou o seu plano de acção climática - um dos primeiros a nível de destinos; a Iberostar divulgou o seu roteiro de descarbonização; a Aliança para a Hospitalidade Sustentável reflectiu sobre as melhorias da Iniciativa de Medição de Carbono de Hotéis; e a Intrepid Travel apresentou o papel multiplicador que os operadores turísticos podem ter ao apoiar empresas mais pequenas a descarbonizar.

"O sector do turismo requer um reinício. Uma transição para modelos de turismo sustentável requer um esforço colectivo, que o PNUD está pronto e disposto a apoiar", disse a Secretária Geral Adjunta e Directora Regional dos Estados Árabes do PNUD, Dra. Khalida Bouzar.

Financiamento da transição verde

No dia 11, o evento concentrou-se na regeneração e nas finanças. O Ministro do Turismo das Maldivas e representantes do Ministério do Turismo das Bahamas reiteraram o papel do turismo na protecção dos ecossistemas frágeis. Ao mesmo tempo, foram destacados os desafios enfrentados pelos Ministérios do Turismo para desempenhar um papel activo nas negociações climáticas a nível nacional, bem como a necessidade de melhorar a educação das comunidades e dos visitantes. A Fundação para a Educação Ambiental também sublinhou a importância de integrar as orientações da Declaração de Glasgow como critério para os sistemas de certificação, tais como a Chave Verde. A NOAH Regen (Capacitar os Oceanos como Base das Soluções das Alterações Climáticas) apresentou uma abordagem inovadora para proteger e regenerar os ecossistemas de carbono azul através de um financiamento misto. O Banco Latino-americano para o Desenvolvimento (CAF) manifestou o seu apoio à acção climática no turismo.

"Atingir as Net Zero até 2050 continua a ser uma meta ambiciosa para o turismo e é necessário mais financiamento. Investir na acção climática no turismo é investir no desenvolvimento verde resistente e inclusivo" disse Mari Pangestu, Directora Geral, Política de Desenvolvimento e Parcerias, do Banco Mundial.

Comissão de Turismo e Sustentabilidade

Também em Sharm El-Sheikh, a OMT convocou o seu Comité de Turismo e Sustentabilidade, pela primeira vez no âmbito de uma COP da UNFCCC, presidido pelo Ministério do Turismo da Croácia, para permitir aos Estados Membros discutir os guias orientadores disponíveis, tais como o Relatório de Base sobre a Acção Climática no Turismo, o Resumo Técnico sobre a Medição das Emissões de Gases com Efeito de Estufa do Turismo, bem como as oportunidades de colaboração no âmbito do Programa de Turismo Sustentável "One Planet" onde a OMT irá trabalhar com a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e ainda os governos da França e Espanha como co-lideres.

A Declaração de Glasgow dá as boas-vindas a mais signatários

Os últimos signatários da Declaração de Glasgow são o Ministério do Turismo da Indonésia, a Autoridade do Turismo do Mónaco e a Secretaria de Estado do Turismo das Honduras. As Autoridades Nacionais de Turismo do Panamá, Kiribati, Micronésia, e Portugal também estão entre os nossos signatários. Comprometidos com a Declaração estão também grandes actores no sector, tais como Accor, Iberostar, Booking.com, Expedia, The Travel Corporation, bem como Radisson Hotel Group, em conjunto com operadores turísticos e empresas de alojamento turístico de 130 países. O UNEP apelou aos interessados para continuarem a aderir à Declaração de Glasgow sobre a Acção Climática no Turismo, que é implementada no âmbito do Programa de Turismo Sustentável "One Planet".

 

Fonte: UNWTO, UNWTO at COP27: Uniting tourism around tangible climate action plans, 17 November 2022

21 Novembro 2022