O Turismo "Bleisure" e o futuro das viagens de negócios

O Turismo "Bleisure" e o futuro das viagens de negócios

O turismo "Bleisure" é um conceito emergente que ganhou um lugar na indústria das viagens e cuja expansão tem ocorrido nos últimos anos à medida que as necessidades do turismo MICE ou de negócios têm aumentado. Concentra-se no viajante de negócios que quer desfrutar de algum tempo de lazer durante uma viagem de negócios.

Para explicar o significado de "Bleisure" temos de ter em conta a união de conceitos que fazem parte deste termo. Por um lado, há as chamadas "viagens de negócios" ou viagens profissionais, e por outro lado, as chamadas "viagens de lazer" ou viagens recreativas.

Novo Conceito de Turismo "Bleisure"?

É uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos e cujo objectivo é estender a estada do viajante que está a trabalhar fora da sua residência habitual para também desfrutar de dias como se fosse um qualquer turista. Desta forma, podem visitar o local à sua vontade e desfrutar de uma experiência mais completa.

O turismo "Bleisure" é um novo conceito que visa quebrar as barreiras das viagens apenas de negócios. A ideia é transformá-lo também em viagens de lazer, para que os empregados possam desempenhar as suas funções profissionais enquanto ocupam algum do seu tempo no lazer pessoal.

As viagens "Bleisure" têm-se tornado cada vez mais populares entre os viajantes de negócios.

As viagens de negócios e as despesas associadas a elas continuam a crescer ano após ano, e é por isso que a indústria decidiu dar mais atenção a este tipo de viajantes que se deslocam constantemente por motivos de trabalho. Quase metade de todas as viagens de negócios acrescentou um elemento de lazer, que se está a tornar um recurso chave.

As viagens de negócios assumem agora uma nuance diferente e tornam-se mais atractivas. O objectivo é trazer períodos de lazer e relaxamento para a vida profissional para reduzir os níveis de stress e dar a sensação de que este tipo de viagens vale realmente a pena.

O que é que os Viajantes Procuram no Turismo "Bleisure"?

O turismo "Bleisure" representa uma oportunidade excepcional para aproveitar o momento e poupar nas viagens de lazer ao estrangeiro. De facto, as férias pessoais não são tão comuns, por isso o empregado terá alguns dos seus custos de viagem e alojamento cobertos.

A viagem de lazer permite ao viajante experimentar a cultura e a história de um país ou cidade. Ao encontrar este grande incentivo, a qualidade do trabalho realizado melhora e as relações comerciais fluem. Além disso, é possível fazer estas viagens com um acompanhante para desfrutar o dobro. Por todas estas razões, não é surpreendente que esta alternativa seja tão popular e tenha conquistado tantos seguidores em tão curto espaço de tempo.

É uma questão de misturar o profissional com o lazer, uma tendência em ascensão com a qual os viajantes poderão beneficiar intensamente: conhecer outros lugares, adquirir novas experiências e viajar de uma forma económica. Se considerarmos a abordagem profissional quando os empregados estão satisfeitos, o seu desempenho melhora. Quando estão motivados, sentem-se mais comprometidos com o que fazem, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados.

As Chaves para Impulsionar o Turismo "Bleisure"

No turismo "Bleisure", há algumas questões importantes a ter em mente para o implementar e tirar partido do seu potencial:

Conhecer o público-alvo. As pessoas que mais viajam em trabalho fazem parte da geração conhecida como "milenares". Este público-alvo é muito amplo e é necessário antecipar as suas necessidades para que possam aproveitar ao máximo as suas viagens de negócios e desfrutar da sua estada.

A importância de alocar tempo.

Como regra geral, as pessoas que optam pelo turismo de lazer são muito dinâmicas e mostram interesse pelo turismo e pelas actividades recreativas. Os hotéis e as empresas de turismo devem satisfazer as suas expectativas e oferecer serviços que possam combinar perfeitamente durante o dia, e fora do horário de trabalho.

Possibilidade de serem acompanhados. Os viajantes preferem conhecer a cultura e a gastronomia de um lugar acompanhado por um membro da família ou amigo. Por este motivo, as agências de viagens e outras organizações devem oferecer iniciativas que contemplem esta opção.

Turismo durante todo o ano. O turismo de lazer não é exclusivo do Verão, o que gera muitos benefícios para a indústria hoteleira e turística. No entanto, para obter a maior visibilidade possível, é necessário criar boas estratégias de marketing associadas ao turismo "Bleisure".

 

Fonte:Tourism Review Media, November 2022

16 Novembro 2022