Mercado do Turismo Educacional poderá atingir 1.947,0 mil milhões de dólares até 2031

Mercado do Turismo Educacional poderá atingir 1.947,0 mil milhões de dólares até 2031

Prevê-se que o mercado global do mercado do turismo educacional atinja um valor de 1.947,0 mil milhões de dólares até 2031, com um CAGR (*) robusto de mais de 17,2%. Os governos de todo o mundo têm contribuído para a modernização do sistema educativo, criando iniciativas de aprendizagem inteligente e harmonizando os currículos educativos com os padrões globais de ensino.

De acordo com a Future Market Insights, a inteligência artificial (IA), aprendizagem artificial, realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), etc., levou à adopção de métodos mais eficientes de ensino que, por sua vez, proporcionaram uma maior qualidade de ensino. Alguns governos adoptaram várias iniciativas para apoiar a integração da tecnologia no sistema educativo. Por exemplo, os Emirados Árabes Unidos iniciaram um Centro de Inovação da Oracle no Dubai, permitindo aos estudantes lançar ideias destinadas à criação e implementação de mudanças tecnológicas.

Entretanto, o governo dos Emirados Árabes Unidos afectou fundos ao desenvolvimento das TIC e ao estabelecimento de 122 bibliotecas de inovação em escolas de modo o haver com representação árabe na tecnologia, e a fim de encorajar e promover a educação entre os estudantes de língua árabe.

O principal objectivo da integração de novas tecnologias no sistema educacional é permitir aos estudantes adaptarem-se à dinâmica sempre em evolução de várias indústrias. Além disso, os governos regionais estão a concentrar-se na criação de um ecossistema liderado pela inovação e por uma economia baseada no conhecimento.

Por conseguinte, a adopção destas tecnologias no sistema educativo continua a ser uma das principais prioridades das autoridades governamentais em diversos países a nível global.

Estudo de Mercado do Turismo Educacional: Principais conclusões

- A Índia, os EUA, o Reino Unido, a França e o Japão, entre outros, são os destinos mais populares para o turismo educacional;

- Os EUA, o Reino Unido, a China e a Austrália, entre outros, são os países mais visitados do mundo em matéria de educação turística e estão a tornar-se os principais destinos de educação para estudantes internacionais;

- Em termos de tipo de curso, o mestrado é o tipo mais preferido entre os consumidores, contribuindo com mais de 71% da quota de mercado global.

- Os estudantes são os principais utilizadores finais, permitindo o crescimento do mercado turístico educacional global, e espera-se que gerem mais de 39% das receitas durante o período previsto;

- As empresas globais de viagens estão a antecipar um elevado crescimento no sector do turismo educacional. Embora sejam originárias de certas regiões do mundo, muitas empresas de viagens estão a realizar viagens educacionais, promovendo assim a importância da educação e contribuindo para o crescimento do sector do turismo educacional;

- O conceito de aprendizagem informal é mais apreciado do que a aprendizagem formal, ou seja, "educação com viagens". Além disso, a sede de conhecimento também aumentou, encorajando assim as pessoas a viajar por todo o mundo para adquirir conhecimentos de diferentes conceitos e tecnologias que tinham estudado anteriormente.

“Dada a crescente procura pelo ensino superior e sensibilizar as autoridades locais para a implementação de estratégias nacionais de cooperação internacional, o recrutamento internacional de estudantes tornou-se uma prioridade em algumas regiões. A implementação de várias políticas e medidas para ajudar ao recrutamento de um maior número de estudantes internacionais constituirá, portanto, uma oportunidade de crescimento altamente lucrativo para este mercado", diz um analista da Future Market Insights.

Quem está a sair ganhador?

Os intervenientes no mercado do turismo educativo utilizam uma abordagem virtual e online para se ligarem a potenciais pessoas. Por exemplo, alguns dos principais protagonistas como a GVI Company, EF Educational Tours, e M.K.H Consultancy Services, entre outros, fornecem programa de estágio virtual e aulas online. Esta abordagem ajuda os intervenientes a atrair mais clientes potenciais. Todavia, pode-se concluir que ainda são escassos a nível global os agentes especializados no mercado do turismo educacional.

 

(*) CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual composta, é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer desde o seu saldo inicial até ao seu saldo final. Dessa forma, o CAGR é considerado um dos principais indicadores para analisar a viabilidade de um investimento.

 

Fonte: Future Market Insights (August 2022)

24 Agosto 2022