Mercado turístico sustentável com uma taxa de crescimento homóloga de 33,3% em 2022

Mercado turístico sustentável com uma taxa de crescimento homóloga de 33,3% em 2022

Estima-se que o mercado do turismo sustentável tenha um aumento anual de 33,3% em 2022. De acordo com a estimativa da Future Market Insights, o mercado de viagens sustentáveis valerá mais de 1,0 triliões (*) de dólares em 2022. Prevê-se que o mercado se desenvolva a uma taxa média anual de crescimento (CAGR) (**) de 23,4% entre 2022 e 2032.

A quota do mercado global das viagens e turismo sustentável em termos de mercado interno está estimada em 2%-5%.

O turismo sustentável é o tipo de turismo que proporciona uma estabilidade adequada entre as características ambientais, económicas e socioculturais da indústria das viagens e turismo, e desempenha um papel vital na preservação da biodiversidade. O principal objectivo do turismo sustentável é reduzir o impacto negativo do turismo no meio envolvente e na cultura local, para que este seja proporcionado às gerações futuras, ao mesmo tempo que contribui para gerar rendimentos, emprego, e preservação das ecossistemas locais.

A sustentabilidade no turismo é uma prática de carácter ético existente no turismo semelhante ao turismo responsável e ao ecoturismo. O turismo sustentável está em prática desde 1992. O turismo sustentável envolve tecnologia eficiente, produção mais limpa, protecção ambiental e envolvimento comunitário. A sustentabilidade é bem conhecida entre equipamentos de alojamento turístico, sendo seguida pelos agentes de turismo, sobretudo, pelos novos destinos.

Turismo sustentável: Impulsionadores e Áreas de Oportunidade

Em grande medida, um sentido de responsabilidade para com o ambiente com um acréscimo ao bem-estar socioeconómico das sociedades locais entre os operadores turísticos está a alimentar a procura de turismo sustentável em todo a nível global.

Outros factores que desencadeiam a necessidade e a exigência do segmento do turismo sustentável incluem uma consciência crescente no sentido de garantir que o habitat natural e tradicional do destino em questão não seja posto em causa, bem como uma mudança na mentalidade de muitos viajantes relativamente às tradicionais preocupações de viagem, tais como o preço, a marca, a qualidade, e a comodidade, relativamente às questões sociais, culturais e ambientais que são relevantes para os locais de férias.

O turismo sustentável é ainda um conceito emergente, e muitas regiões ainda não estão conscientes sobre este tipo de turismo; por conseguinte, enormes oportunidades, incluindo a cobertura de muitas áreas inexploradas e a fusão do turismo sustentável com o etno-turismo e o ecoturismo estão a surgir como possíveis áreas de oportunidade para o turismo sustentável na indústria global do turismo.

Turismo Sustentável: Tendências

A geração de viajantes milenares e baby-boomers está mais propensa ao turismo sustentável e o seu destino preferido parece ser a África do Sul. Férias em lugares com abundância de habitat natural garantindo a eco-friendliness está a tornar-se uma tendência emergente entre os turistas durante as suas viagens sustentáveis; os viajantes desfrutam do habitat natural de um lugar sem causar qualquer desconforto às espécies vegetais, animais e aves locais ou às populações locais.

Actualmente, existe uma tendência para a fusão das férias de turismo sustentável com o ecoturismo. Outra tendência notória encontrada é a transformação do turismo sustentável de uma viagem de férias em trabalho social. Entre a jovem geração de turistas, o turismo sustentável é uma tendência crescente, e estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis que demonstrem empenho ou dedicação aos valores ambientais e sociais.

A tendência entre os operadores turísticos para a comercialização do turismo sustentável está a crescer à medida que os viajantes exigem férias mais criativas e responsáveis. De facto, os turistas preferem comprar serviços e produtos aos prestadores de serviços que se dedicam e praticam programas de doação ou retribuição à sociedade.

Turismo Sustentável: Limites

Contudo, existem certos factores que estão a dificultar o crescimento do segmento do turismo sustentável, tal como a dimensão actual limitada de viajantes, uma vez que este conceito de turismo não é muito confortável e luxuoso para a maioria dos viajantes. Outra restrição é a menor sensibilização dos turistas globais para o turismo sustentável, já que alguns viajantes preferem férias mais confortáveis e luxuosas e apenas procuram tais opções.

Muitos turistas não consideram este conceito relevante, e mudar a sua mentalidade em favor do turismo sustentável é outro desafio para o segmento do turismo sustentável.

Mercado do Turismo Sustentável: Opções

Há numerosos destinos onde o turismo sustentável é praticado e a maioria deles situam-se nos destinos de habitat natural. O turismo sustentável é largamente praticado entre outros nas regiões de África, Índia, e Brasil.

Os principais destinos onde o turismo sustentável é defendido e praticado incluem Parques Nacionais, Parques Marinhos, Reservas Nacionais, Reservas Marinhas, Santuários de Vida Selvagem, Florestas Nacionais e Municipais, Florestas Sagradas, Conservação da Vida Selvagem, Praias protegidas, e Sítios de Património Mundial, entre muitos outros.

O estudo oferece uma visão de 360° - trazendo à ribalta os principais impulsionadores, restrições, oportunidades, e desafios que prevalecem no sector. De modo a oferecer perspectivas viáveis aos interessados, é fornecida ainda informação detalhada sobre as tendências históricas, o cenário actual, e as projecções para o futuro deste turismo.

O estudo também se debruça sobre as principais empresas que operam neste sector, destacando as suas principais estratégias de desenvolvimento. É destacada uma análise holística dos principais intervenientes para ajudar os decisores a compreender o panorama competitivo global.

 

(*) Usada terminologia anglo-saxónica

(**) CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual composta, é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer desde o seu saldo inicial até ao seu saldo final. Dessa forma, o CAGR é considerado um dos principais indicadores para analisar a viabilidade de um investimento.

 

Fonte: Future Market Insights:  Sustainable Tourism Market (2022)

29 Agosto 2022