Mercado de viagens culturais deverá aumentar 6.54% ao ano no período de 2022 a 2032

Mercado de viagens culturais deverá aumentar 6.54% ao ano no período de 2022 a 2032

Espera-se que o mercado global de viagens culturais atinja os 559,30 milhões de dólares até 2032. O mercado de viagens culturais está a crescer rapidamente.

Segundo os analistas do Future Market Insights, o mercado global de viagens culturais estima-se que alcance 462,50 milhões de dólares em 2022 e prevê-se que aumente a uma CAGR (*) de 6,54% no período de previsão de 2022 a 2032.

Milhões de turistas estão a apoiar o desenvolvimento do mercado turístico. Os turistas de hoje mostram-se mais interessados em alargar o seu horizonte de conhecimento. O segmento do turismo cultural é um dos segmentos promissores do turismo devido à sede de conhecimento que o turista de hoje manifesta. As viagens culturais são uma plataforma perfeita para ganhar conhecimento sobre qualquer lugar.

A maioria dos países ricos culturalmente estão a fomentar este tipo de turismo nos últimos anos. O turismo cultural não só está a alimentar o desejo dos turistas, como também é um meio correcto para preservar algumas culturas espalhadas pelo mundo. As viagens culturais constituem uma união entre o passado e o presente.

Através das viagens culturais, os países não só estão a beneficiar a economia do turismo, como também estão a fornecer uma plataforma apropriada para mostrar a sua cultura em particular. Ao criar uma rede de viagens culturais adequada, a imagem cultural de um determinado destino pode atrair a atenção imediata dos media.

Estudos recentes destacaram claramente a evolução do padrão de gastos dos viajantes culturais, que despendem aproximadamente 37% mais nas suas viagens do que os viajantes normais globais. Os estabelecimentos hoteleiros também ganham mais, uma vez que os turistas culturais tendem a prolongar a sua estada num local de cultura. A tendência emergente do turismo experiencial está também a redefinir os contornos das viagens culturais.

Viagens Culturais: Alterações das tendências

O crescimento das viagens culturais é apoiado pelo desenvolvimento global da indústria do turismo. O sector das viagens culturais é também extremamente beneficiado pela quantidade de medidas promocionais levadas a cabo por vários governos para promover a fraca difusão cultural. O surgimento de um novo grupo de turistas formados, educados e envelhecidos está também a sustentar de forma adequada o desenvolvimento das viagens culturais.

Viagens Culturais: Restrições

O terrorismo está a diminuir em alguns destinos turísticos a tendência global das viagens culturais. Várias culturas têm sido gravemente prejudicadas ao longo dos últimos anos por acções de terrorismo desencadeadas sobre algumas regiões ricas em património cultural . Também os desastres naturais e o número crescente de turistas milenares (menos interessados neste tipo de turismo) também estão a impedir o crescimento orgânico das viagens culturais como uma potencial experiência turística.

Viagens Culturais: Os grandes operadores

Existem várias instituições e agências de viagens que providenciam passeios culturais personalizados. Tours com a ajuda dos governos também são organizados em diferentes partes do mundo com a única intenção de promover e sustentar determinadas culturas.

 

(*) A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é a taxa média anual de crescimento das receitas entre dois anos determinados, assumindo que o crescimento ocorre a uma taxa de crescimento composta e exponencial.

 

Fonte: Future Market Insights: Heritage Tourism: Integrating the Economic and Cultural Aspects of Tourism 2022.

06 Outubro 2022