Itinerários inteligentes conduzem as experiências das viagens a um patamar superior

Itinerários inteligentes conduzem as experiências das viagens a um patamar superior

A inovação na indústria de viagens e turismo está em ascensão, com muitas ferramentas e serviços de assistência às viagens, incluindo itinerários inteligentes, a aparecerem para melhorar as experiências dos viajantes. Com o aumento da procura por experiências personalizadas, acessíveis e convenientes, os itinerários inteligentes estão a permitir aos operadores que planeiam viagens levar a experiência de viagem para um nível ainda mais alto, segundo a GlobalData, uma empresa líder em dados e análises.

O relatório da série FutureTech da GlobalData, "Personalização das Viagens: Planeamento de Itinerários Inteligentes", destaca várias forças disruptivas nas viagens e turismo como áreas emergentes, aceleradas e amadurecidas em termos de inovação, tendo baseado esta análise na sua taxa de crescimento em inovação.

Rahul Singh, Analista em Tecnologia Disruptiva da GlobalData, explica: "As inovações tecnológicas levaram a um crescimento de aplicações inteligentes e à sua extensa utilização na indústria das viagens e turismo para aumentar a satisfação dos viajantes. Os organizadores de viagens estão agora concentrados em oferecer serviços altamente personalizados com a ajuda de soluções como planificadores de itinerários inteligentes, tirando partido de análises sofisticadas de dados".

O uso crescente de aplicações inteligentes de planificação de viagens está a levar muitas organizações que comercializam viagens a concentrarem-se no desenvolvimento de novas aplicações e a sua integração em plataformas tecnológicas. A ilha de Aruba lançou a sua própria aplicação de planificação de viagens e itinerários myAruba que permite aos visitantes memorizar lugares a visitar, testar experiências e até encontrar lugares para comer.

Em Novembro de 2022, a Direct Travel, com sede nos Estados Unidos, fez o lançamento da sua versão beta dos seus itinerários de viagem através de uma colaboração com a Microsoft, onde a integração extrai itinerários da sua aplicação móvel Direct2U, permitindo aos viajantes e organizadores de viagens ter acesso completo aos detalhes da viagem reservados através da Direct Travel, incluindo actualizações do estado dos voos, previsões meteorológicas, relembrar itinerários e informações úteis sobre o destino.

Os principais agentes da indústria das viagens e turismo não só estão a introduzir novas funcionalidades nas suas ofertas, como também a tentar disponibilizar inovações futuras. A Airbnb lançou uma funcionalidade colaborativa para os viajantes em conjunto desenharem itinerários e actividades de planificação de viagens. A empresa também obteve uma patente para um sistema de calendário informatizado que determina automaticamente a oferta de convites para eventos e cria múltiplas oportunidades para eventos que já estejam programados, com base numa análise da sua disponibilidade pessoal.

A Uber também desenvolveu novas funcionalidades de viagem para permitir a reserva de recolhas nos aeroportos e a marcação de uma viagem até 30 dias de antecedência, e permitir aos passageiros ver todos os aspectos da sua viagem, que incluem voos, hotéis e passeios, tudo num só local. A empresa também obteve uma patente que define um método para gerar dinamicamente um itinerário para um utilizador, com base no cumprimento de um ou mais critérios à escolha do viajante.

Singh da Global Data conclui: " Os planificadores de viagens estão cientes do valor do Big Data para personalizar os serviços. No entanto, considerando a enorme quantidade de dados gerados na indústria de viagens e turismo, desde transacções a pesquisas e interacções com sites, os organizadores de viagens e as agências de viagens têm de encontrar formas de aceder a dados de alta qualidade para aproveitar a crescente utilização de planificadores de viagens inteligentes".

 

Fonte: Global Data FutureTech GlobalData, Report, December 27, 2022

29 Dezembro 2022