Uma experiência diferente e uma boa ideia para evitar concentração de turistas

Uma experiência diferente e uma boa ideia para evitar concentração de turistas

A pedido do Ministério do Turismo, a Google está a desenvolver passeios de vídeo e áudio para descobrir os sítios e actividades menos conhecidos da capital grega. Atenas planeia atrair visitantes para destinos fora dos circuitos habituais.

Atenas não é apenas o Parthenon ou o Bairro Plaka, e a Acrópole. Contudo, é aí que se concentram as multidões de turistas. Esta é a razão do renascimento do projecto para fazer os viajantes descobrirem a outra face da capital grega, levado a cabo pela Câmara Municipal de Atenas em colaboração com o Ministério do Turismo grego e, desta vez, com a ajuda das ferramentas da Google. 

O conjunto de ferramentas permite ser guiado, graças aos comentários em áudio. Mais sofisticado do que um passeio sonoro, a Google toma a decisão de imergir os utilizadores na vida quotidiana dos atenienses. Na Praça Omonia, poderás ouvir os gritos de alegria dos gregos reunidos para celebrar a vitória da sua equipa nacional no Campeonato Europeu de 2004, os gritos do sector alimentar no bairro de Kipseli, ou um artista de graffiti a guia-lo  através das suas criações artísticas de rua.

Uma viagem imersiva que envolve plenamente os locais, segundo o presidente da câmara de Atenas: "Este Verão a capital recebeu cerca de 7 milhões de visitantes, quase tantos como a população do país. Mas para que os turistas fiquem satisfeitos, os habitantes locais têm de ficar satisfeitos.

Depois de anos de crise económica, quando Atenas foi evitada devido a grandes manifestações, hoje a vida mudou e os atenienses querem mostrar o seu modo de vida.

Sete rotas podem ser exploradas online, "especialmente porque o wifi é gratuito em vários bairros da capital", acrescenta o presidente da câmara, reconhecendo que é necessário melhorar o funcionamento desta cidade onde vive quase metade da população do país, "dando ênfase a medidas mais ecológicas, como evitar o uso de carros". Este passeio turístico seria assim uma oportunidade única de descobrir "a vida real desta cidade-museu" afirmou o Ministro do Turismo.

 

Fonte: Tourism Review Media, 2022 November, 28

28 Novembro 2022