Hotelaria de importantes destinos europeus superam os níveis de rentabilidade de 2019

Hotelaria de importantes destinos europeus superam os níveis de rentabilidade de 2019

Vários dos maiores mercados hoteleiros da Europa, liderados pelo destino turístico Berlim, superaram seus níveis de 2019 ao obterem um lucro operacional bruto por quarto disponível (GOPPAR), de acordo com a divulgação de dados da P&L (Demonstração de Resultados da Hotelaria) de Julho de 2022 da STR.Inc. (é uma divisão do CoStar Group que fornece dados sobre os mercados da indústria hoteleira a nível mundial, incluindo dados de oferta e procura e quotas de mercado).

O GOPPAR de Berlim em Julho atingiu 34,32 dólares, 183% superior em comparação com o período pré-pandemia. Em Junho, o mercado global registrou um GOPPAR de 98,21 dólares, que corresponde a 132% superior ao registado em 2019.

A Europa também tem apresentado uma melhora significativa mês após mês, com Paris a registar um GOPPAR em Julho de 312,64 dólares. Este valor foi o segundo mais alto registado por este destino, tendo ficado atrás de Junho com 347,08 dólares. Outros destinos importantes, Londres e Amsterdão, registaram um GOPPAR de 105% superior a 2019, com 172,11 dólares e 97,65 dólares, respectivamente.

"A taxa de ocupação hoteleira na Europa fica apenas a 10% dos níveis pré-pandemia, e muitos destinos que estavam sem procura no Verão passado estão agora repletos de visitantes", afirmou Alex Robinson, director da STR.

“Em Julho, Londres e Paris registraram uma taxa média de ocupação quarto de 85%, quase o dobro do ano anterior. No entanto é necessário ter em atenção que embora a taxa de ocupação média tenha aumentado, foram os preços praticados por quarto que impulsionaram a recuperação. Sabemos que a inflação tem provocado um aumento generalizado dos preços, pelo que se mostra recomendável uma análise em termos reais dos valores apresentados, isto é, retirando a inflação, No entanto, em termos nominais os preços dos quartos na Europa em Julho foram 27% mais altos do que em 2019, com destaque para Atenas, Edimburgo e Roma. Embora as preocupações possam ensombrar as economias europeias no médio prazo, os hoteleiros europeus viram de alguma da sua rentabilidade recuperada nos últimos meses.

 

Fonte: P&L de Julho, STR.Inc, Costar Group

14 Setembro 2022