Enoturismo: o que é e como beneficia a economia local

Enoturismo: o que é e como beneficia a economia local

Há muitas maneiras de aproveitar melhor uma viagem, mas por vezes deseja algo para além da visita turística. É aí que entra o enoturismo. Visitando e saboreando os vinhos locais, os viajantes podem interagir com a cultura local através do enoturismo. Pode beneficiar a economia de uma região atraindo turistas e impulsionando as vendas de produtos locais. No entanto, se procura o melhor vinho, existem variadas opções bom mas menos conhecido até ao champanhe, bem como as marcas conhecidas internacionalmente.

O principal benefício do enoturismo é que ajuda a apoiar as empresas e economias locais. Este artigo pretende discutir como o enoturismo tem um impacto significativo na economia da comunidade.

O que é o Enoturismo e o seu valor?

O enoturismo pode ser descrito como "visitas a vinhas, adegas, festivais de vinho e mostras de vinhos para os quais a prova de vinhos e/ou a experiência dos atributos da região vitivinícola são os principais factores de motivação dos visitantes

De acordo com estatísticas publicadas sobre enoturismo no Canadá (outros países não o fazem apesar de terem enorme procura de visitantes), estima-se que a British Columbia obtém actualmente 800.000 enoturistas por ano, e que o visitante típico gasta diariamente 460 dólares em compras de vinho (que podem agora legalmente levar para outras províncias canadianas), refeições em restaurantes locais, viagens e alojamento. Mais de 50% dos visitantes que chegam visitam quatro ou mais adegas, e outros 25% vão para sete ou mais. Penticton, West Kelowna e Kelowna são os destinos mais populares, embora as excursões diárias de autocarro e os Osoyoos (é uma cidade na região de Okanagan Valley, na British Columbia. Está rodeada de desertos, vinhedos e montanhas), estejam crescer em popularidade.

Os principais factores impulsionadores do enoturismo são o relaxamento, a educação e as experiências culturais. A paz é vital para os turistas que querem vir às regiões vinícolas para escapar ao stress da vida quotidiana. A educação também é essencial; muitos turistas estão interessados em aprender sobre as castas e o processo de vinificação. As experiências culturais também são populares, pois muitas regiões produtoras de vinho têm uma herança cultural rica.

Benefícios do Enoturismo

Em todo o mundo o enoturismo traz muitos benefícios para a economia local, incluindo a criação de emprego, a geração de receitas e a atracção de turistas para um destino. Um dos benefícios essenciais do enoturismo é que proporciona empregos. A produção de vinho é um processo complexo e requer muita mão-de-obra qualificada. O enoturismo contribui para o emprego destes trabalhadores qualificados na economia local. O enoturismo também atrai turistas interessados em provar vinhos interessantes de diferentes partes do mundo. Traz receitas para as empresas da região e ajuda a impulsionar as economias regionais. O Enoturismo também gera receitas. Muitas zonas vinícolas têm lojas de turismo, restaurantes e outros negócios que servem os visitantes. Este rendimento ajuda a apoiar os serviços e infra-estruturas governamentais nas regiões produtoras de vinho. Além disso, os turistas do vinho gastam frequentemente dinheiro em hotéis, transportes, e outras despesas relacionadas com as suas viagens. Estas despesas criam empregos adicionais e geram mais receitas para as empresas locais.

Finalmente, o enoturismo atrai turistas interessados em aprender sobre diferentes culturas e   gastronomias em todo o mundo. As áreas vitivinícolas oferecem oportunidades únicas para os viajantes explorarem novos lugares e vivenciarem directamente histórias e tradições de outras culturas. Ao visitarem uma região vitivinícola, os viajantes podem ganhar apreço por diferentes vinhos de todo o mundo e ao mesmo tempo explorar uma região totalmente desconhecida do seu próprio país ou continente.

Impacto do Turismo Enológico na Economia Local

Três grandes categorias podem ser usadas para analisar os efeitos económicos do enoturismo: directos, indirectos e gastos induzidos. Gasto directo é o que os turistas gastam enquanto estão na cidade; gasto indirecto refere-se a todos os outros gastos feitos pelos habitantes locais devido à actividade turística, e gasto induzido refere-se a gastos que não teriam ocorrido sem o enoturismo.

Gastos directos: Os gastos directos representam a despesa dos turistas em alimentação, alojamento e transporte dentro de uma determinada cidade ou região. Os turistas gastam mais dinheiro em destinos vinícolas do que os habitantes locais em alimentação e bebidas. É provável porque o vinho é frequentemente visto como uma bebida de elite, e os turistas estão dispostos a pagar mais por algo que é visto como único. Em alguns casos, esta situação levou a preços inflacionados de bens e serviços em cidades onde o enoturismo é vital. Por exemplo, os preços das dormidas nos hotéis em Napa Valley, Califórnia, aumentam em geral 10-15% durante a época alta, devido ao aumento da procura dos grupos de turistas.

Gastos Indirectos: Os gastos indirectos referem-se a todos os gastos adicionais que os habitantes locais fazem devido à actividade turística. Inclui salários pagos aos empregados em indústrias relacionadas (como a hotelaria), receitas de impostos sobre vendas geradas por empresas localizadas perto de destinos turísticos populares, e receitas geradas por empresas que prestam serviços turísticos (como o transporte).

Gastos induzidos: Gastos induzidos referem-se a gastos que não teriam ocorrido sem o enoturismo. Por exemplo, os gastos induzidos seriam mínimos se uma cidade tivesse apenas um pequeno número de turistas que gastassem pouco dinheiro localmente. No entanto, os gastos induzidos podem ser significativos se uma cidade registar um grande afluxo de visitantes que despendem muito dinheiro. Isto é especialmente verdade em destinos de vinho em todo o mundo, onde a maioria dos turistas chega de carro e é provável que gastem dinheiro em itens como alimentação e bebidas enquanto estão na cidade. Estudos têm demonstrado que o turismo vitivinícola pode aumentar o PIB local até 20%.

Em geral, a economia local pode ser significativamente afectada pelo enoturismo. O vinho é muitas vezes visto como uma bebida de elite, e os turistas estão dispostos a pagar mais por algo que é visto como único. Em alguns casos, esta situação levou à inflação dos preços de bens e serviços em cidades onde o enoturismo é vital. Contudo, se for gerido correctamente, o enoturismo também pode levar a uma maior actividade económica e prosperidade em muitas regiões do mundo.

Conclusão

O enoturismo está a tornar-se rapidamente numa actividade em expansão em todo o mundo. O enoturismo impulsiona significativamente a economia local, fomenta a sustentabilidade ambiental e ajuda a preservar as tradições culturais.

 

Fonte: E Scholary Community Encyclopedia, Wine Tourism, November 2022

02 Dezembro 2022