Encontro de líderes da UE: 3 meses para a compatibilização dos passaportes de vacinação

Encontro de líderes da UE: 3 meses para a compatibilização dos passaportes de vacinação

O final do encontro de líderes europeus terminou esta quinta-feira com um importante anúncio. A chanceler alemã, Ângela Merkel , disse que iremos lançar com os parceiros europeus um passaporte de vacinação do coronavírus "para o Verão" que poderá tornar "possível" viagens dentro da União Europeia (UE), e "possivelmente também para outros países", embora não tenha sido tratado especificamente o turismo.

Na conferência de imprensa que deu no final da cimeira virtual de dirigentes da UE, a chanceler explicou que todos os parceiros concordaram com o desenvolvimento de um sistema que permite a compatibilidade dos diferentes passaportes de vacinação dos 27 estados membros.

A Comissão Europeia (CE) tem agora três meses para definir as condições técnicas deste sistema, e os dirigentes da UE confiam que estará em funcionamento "nos próximos meses" e " já para o Verão", segundo Merkel.

No entanto continuam a levantar-se dúvidas éticas e legais, tendo também sublinhado, que esta é uma das razões pelas quais a UE tem sido tão relutante na aprovação de  passaportes de vacinação, de modo a que as pessoas imunizadas possam viajar primeiro, para ser justo, teria que ser dada oportunidade a todos de serem vacinados. Qualquer outra opção será sempre uma injustiça, considerou a chanceler. Este princípio foi colocado por muitos como o Reino Unido, que também vêem nesses passaportes uma oportunidade de discriminação.

Salientou ainda que não só poderão viajar as pessoas com passaporte de vacinação e que este sistema se tornará mais uma opção "complementar" para permitir viagens internacionais em condições de segurança, controlando ao mesmo tempo a propagação do coronavírus.

 

 

 

26 Fevereiro 2021