CTP quer apoio extraordinário à retoma progressiva prorrogado até final do ano

CTP quer apoio extraordinário à retoma progressiva prorrogado até final do ano

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) veio esta sexta-feira, 2 de Julho, apelar ao Governo para que prorrogue as actuais condições do apoio extraordinário à retoma progressiva de actividade em empresas em situação de crise empresarial até ao final do ano e proceda à “urgente implementação de outras medidas estratégicas”, uma vez que as empresas turísticas continuam a viver uma “situação insustentável” e “o verão está perdido”.

“Num momento em que a primeira tranche dos apoios europeus já chegou ao país e perante a situação insustentável pela qual está a passar o Turismo, é urgente que cheguem às empresas os apoios inerentes aos programas e investimentos já aprovados, que contribuam para minimizar o impacto das limitações existentes. É necessária rapidez na implementação do Plano, que prevê um investimento superior a 6 mil milhões de euros, para irmos a tempo de salvar empresas e empregos, uma vez que o verão está perdido”, sublinha Francisco Calheiro, presidente da CTP.

Em relação ao apoio extraordinário à retoma progressiva, a CTP pede o seu alargamento para além dos “meses de julho e agosto”, como aprovado esta quinta-feira, 1 de julho, em Conselho de Ministros, e avança mesmo com a sua extensão até ao final do ano, defendendo ainda “a reactivação do lay-off simplificado, o apoio simplificado às microempresas, o apoio à contratação nos termos do ATIVAR.PT e o alargamento dos programas Apoiar Rendas e Apoiar + Simples”.

De forma a apresentar as reivindicações, a CTP informa ainda já ter solicitado “uma reunião urgente ao primeiro-ministro”.

05 Julho 2021