Comportamento dos compradores de meia-idade e seniores nas viagens e turismo

Comportamento dos compradores de meia-idade e seniores nas viagens e turismo

Segundo um estudo publicado pela m1nd-set ( agência líder mundial na investigação sobre viagens sediada na Suíça), existem actualmente mais de 750 milhões de seniores no mundo e, até 2030, haverá mais de mil milhões. A classe dos consumidores de meia-idade crescerá 40% entre 2020 e 2030, um pouco abaixo da média de todas as faixas etárias.

A segunda parte da pesquisa demográfica, específica por escalões etários, realizada por esta empresa, realça a importância dos mercados de consumo da geração mais velha e revela detalhes do seu comportamento como compradores de viagens a retalho.

A segunda parte da pesquisa incide sobre segmentos etários dos consumidores na compra a retalho de viagens, revelando algumas ideias interessantes e úteis para os comerciantes da área de vendas a retalho de viagens a nível global, tanto para viajantes de meia-idade como para viajantes seniores. De acordo com esta agência suíça, que possui uma base de dados de várias centenas de milhares de viajantes de todas as regiões do mundo, a investigação sobre as gerações mais velhas fornece uma série de descobertas interessantes e revela áreas nas quais a indústria do turismo precisa de dar mais ênfase, para seduzir e converter os compradores das gerações mais velhas.

A investigação, conduzida a partir de entrevistas a compradores na primeira metade deste ano, identifica o potencial significativo de ambos os segmentos etários, dadas as taxas de crescimento da classe de consumidores de idade média e sénior nos próximos anos.  No entanto, os seniores terão um crescimento de 66% durante o mesmo período - 25 pontos acima da média de todas as faixas etárias. Os dois maiores mercados de consumo para os consumidores seniores em 2030 prevê-se que estejam situados nos EUA e na China, mas o crescimento mais significativo nos gastos dos consumidores seniores nesta década será na China, onde se prevê que os gastos tripliquem, e na Índia, onde os gastos dos consumidores seniores irão aumentar dez vezes nesta década.

No que diz respeito ao tamanho dos segmentos dos compradores de viagens no retalho, os consumidores de meia-idade irão representar o maior segmento etário com 59% da população total de compradores, com a geração do Milénio em segundo lugar com 25%. Os seniores serão apenas 9% do total dos compradores no retalho de viagens, 3% mais do que os consumidores da GenZ.

Os seniores apresentam uma oportunidade significativa e não devem ser ignorados, segundo o relatório m1nd-set. O rendimento líquido dos consumidores seniores e de meia-idade é consideravelmente superior ao dos consumidores mais jovens, especialmente no caso dos seniores em mercados desenvolvidos, graças sobretudo às pensões auferidas.

A interacção pessoal é uma área que a pesquisa do m1nd-set revela que deve ser melhorada significativamente, quando se trata de acções de marketing que visem os consumidores seniores. A tendência dos seniores para interagir com o pessoal da área das vendas é significativamente menor do que em todos os outros grupos etários. Apenas 22% dos seniores dizem interagir com a equipa de vendas em comparação com 76% entre os compradores de meia-idade, e 65% considerando em geral todos os grupos etários. O impacto da interacção é também significativamente menor do que a média. Apenas pouco mais de um terço dos compradores seniores comunicaram um impacto positivo após a interacção com equipas de vendas, comparado com 84% entre os compradores de meia idade, o que está ligeiramente acima da média quando consideramos todos os grupos etários (81%). Esta descoberta está directamente relacionada com a forma como os seniores afirmam não acreditar que as marcas consideram o seu grupo etário quando comercializam os seus produtos.

Para o Director Executivo da m1nd-set, : "Embora os seniores representem actualmente uma percentagem menor de compradores no retalho de viagens, não se deve esquecer que a população de seniores está a crescer e, como a pesquisa destaca, o crescimento dos seniores dentro da classe de consumidores será significativamente maior do que em todos os outros segmentos etários".

"O foco nos consumidores da geração Milénio e Z não deve ofuscar a atenção dada às gerações mais velhas", acrescentando ainda que, "Isto significa que a atenção a este grupo etário e às suas necessidades deve ser integrada nas campanhas de marketing e comunicação e em particular na formação do pessoal das vendas". 

Outra área que revela preocupação é o nível de consideração que os seniores sentem que recebem das equipas de marketing e de vendas. "Os seniores dizem que muitas vezes se sentem negligenciados nas lojas. O sentimento de serem vistos como invisíveis significa que sejam menos incentivados a fazer compras numa loja. Eles também sentem que são regularmente esquecidos pelas marcas nas suas campanhas de marketing" acrescentou o Director Executivo da m1nd-set.

A pesquisa revela tanto em termos do comportamento, comunicação e interacção com os seniores apenas 13% dos seniores disseram ter reparado numa publicidade sobre uma oferta duty free antes de fazerem compras nas lojas duty free nos aeroportos. Isto contrasta com os compradores de meia-idade em que 57% repararam nesta publicidade, o que é significativamente superior à média para todas as faixas etárias.

A pesquisa também detalha outros aspectos diferenciadores do comportamento do comprador de meia-idade e os seniores, relativamente à forma como viajam, e com quem viajam, e com que frequência visitam e compram nas lojas duty free. Revela também detalhes sobre o que eles compram, quem compra e quanto gastam por categoria, assim como o planeamento e as tendências de compra por impulso em ambos os grupos etários. De acordo com o m1nd-set, apenas menos de 30% dos viajantes de meia-idade planeiam as suas compras de produtos ou marcas específicas que já têm em mente. Os seniores, por outro lado, tendem a ter uma tendência muito maior para planear as suas compras de forma mais diligente; 58% dos seniores já sabem quais os produtos ou marcas específicas que lhes interessa. Os seniores têm uma maior tendência a comprar por impulso (25%) do que os viajantes de meia-idade (14%).

 

Fonte: m1nd-set, “Future trends impacting travel retail”, 2022

30 Setembro 2022