Cimeira de Ministros da OMT foca-se na transformação do turismo

Cimeira de Ministros da OMT foca-se na transformação do turismo

"A nossa função é criar empregos", disse o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, aos líderes do sector do turismo, uma vez que a educação, a sustentabilidade e a governação estão no centro das atenções na Cimeira de Ministros no World Travel Market.

Através desta base integrada e consolidada os líderes dos sectores público e privado, abordam as questões mais prementes do turismo e estabelecem a agenda para os próximos anos. Realizada em torno do tema "Repensar o Turismo", a 16ª Cimeira reuniu ministros e delegados ao mais alto nível de 19 países, em conjunto com líderes empresariais. Reflectindo a elevada relevância transversal do turismo para o bem-estar económico e social, a edição deste ano foi a mais bem sucedida até à data.

Ao abrir o evento, o Secretário-Geral Pololikashvili enfatizou a oportunidade única de transformar o sector. No entanto, com os dados da OMT a mostrarem que o turismo global actualmente esta a 70% dos níveis pré-pandémicos, "Esta janela de oportunidade não ficará aberta para sempre". Precisamos de repensar o turismo: como gerador de emprego, pilar económico e, tendo como pano de fundo a COP27, como solução para a emergência climática".

Educação e o Emprego, a chave para o futuro do turismo

Apresentando uma visão geral do trabalho da OMT que lidera a transformação do turismo, o Secretário-Geral Pololikashvili centrou-se em investir em infra-estruturas sustentáveis e nas pessoas, sobretudo através de uma educação de qualidade e da criação de empregos adequados. Fazendo jus à posição da OMT, Juliette Losardo, Directora de Exposição da World Travel Markets, observou que " o mundo pós-pandémico revelou oportunidades entusiasmantes, e deu-nos uma oportunidade única de reconsiderar o turismo e de perguntar a nós próprios como podemos reconstruir e preparar-nos para o futuro". Julia Simpson, Presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que co-organiza a Cimeira com a OMTNU, destacou o "talento, rapidez e capital" para o sector privado.

Experiência global para desafios comuns

A mesa redonda reuniu os Ministros do Turismo de todas as regiões do mundo. Cada um forneceu percepções únicas dos seus próprios países. Na abertura, o Ministro do Turismo do Governo do Reino da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khateeb, sublinhou o facto de colocar a "sustentabilidade acima de tudo", salientando também o foco do seu país na inovação e juventude. Abdulla Mausoom, Ministro do Turismo das Maldivas, a Secretária de Estado de Portugal, Rita Marques, e o Ministro para o Egipto, Ahmed Issa salientaram a importância de diversificar os sectores do turismo nacional, nomeadamente criar novos produtos para o turismo doméstico e rural.

Retomando o tema Repensar o Turismo, o Ministro do Turismo da Croácia, Nikolina Brnjac, notou que tal exigiria uma "evolução" no sentido de medir o sucesso através duma maior sustentabilidade". Entretanto, o Vice Primeiro Ministro e Ministro do Turismo das Maurícias Ivan Collendavelloo, enfatizou a sua capacidade de promover a paz, acrescentando "Precisamos de olhar para além do turismo para reconstruir o turismo". Também contribuíram para as discussões os Ministros do Bahrein, Costa Rica, Equador, Etiópia, Gana, Jordânia, Malawi, Malta, Maurícias, México, Montenegro, Nicarágua, Filipinas, e Sri Lanka.

Representando o vasto e amplo sector privado do turismo, a Expedia e o Radisson Hotel Group descreveram o seu trabalho pró-activo para alcançar uma maior sustentabilidade, assim como destacaram a capacidade do sector para proporcionar empregos adequados e progressão na carreira profissional ao longo da vida para as pessoas em qualquer lugar.

A relevância política sem precedentes do turismo

Enquanto a Cimeira promoveu a diversidade de pensamento, de antecedentes e de experiências, o foco no poder único do turismo como motor da sustentabilidade e como promotor de paz e compreensão provou constituir um tema comum. Os participantes de alto nível enfatizaram que agora é o momento para o sector do turismo se concentrar mais na cooperação do que na competição. Os ministros também reconheceram o apelo do Secretário-Geral da OMT, Pololikashvili, para que o turismo seja integrado na agenda política e que se estabeleça uma maior colaboração entre os ministérios do turismo da economia, comércio e ambiente.

Dados fidedignos para fundamentar o debate

Os dados de fidedignos da OMT forneceram o contexto para as discussões. Com base no estatuto da Organização como o principal fornecedor de inteligência turística global, o World Travel Market também acolherá o lançamento do novo Relatório das Tendências das Viagens para 2023, produzido pela UNWTO em parceria com Euronews.

 

Fonte:  Press Release, MINISTERS SUMMIT AT WORLD TRAVEL MARKET IN ASSOCIATION WITH UNWTO AND WTTC, NOVEMBER 8, 2022

09 Novembro 2022