China com viagens aéreas domésticas mais fracas do que o esperado

China com viagens aéreas domésticas mais fracas do que o esperado

Temos observado, em diversas publicações, que todas as organizações internacionais indicam que a retoma do Turismo internacional mantêm-se muito abaixo do previsível, devido especialmente ao facto dos grandes mercados emissores, ainda estarem longe dos valores pré-pandémicos.

A China foi um dos mercados emissores que gerou fluxos turísticos elevados antes da crise pandémica. Todavia, os dados sobre o Turismo deste país mostram que este apresenta alguma recuperação, de modo continuado e gradual e não tão rápido como seria desejável para os destinos receptores. Um bom indicador dos sentimento dos viajantes está relacionado com o Turismo doméstico deste país. Neste contexto, esperava-se que o feriado da Semana Dourada no início do mês de Outubro (entre o dia 1 e dia 7) fosse um factor impulsionador no caminho de regresso do país aos níveis pré-crise. Os números das viagens aéreas domésticas não foram, contudo, tão bons como se esperava.

Embora os números do ano sejam algo impressionantes, as autoridades chinesas esperavam claramente mais, mas as suas esperanças foram prejudicadas por, embora muito raros, casos de Covid-19 em todo o país.

515 Milhões de Viagens Domésticas considerado fraco desempenho

Durante a Semana Dourada, a China registou um número impressionante de 515 milhões de viagens domésticas, de acordo com dados oficiais. Uma média de 12.952 voos domésticos operados durante a primeira semana do mês. Este valor, no entanto, representa menos 11,27% do que em 2020.

Por outro lado, as taxas de ocupação dos voos durante as férias atingiram 73,7%, o que representa menos 4,8% do que durante a Semana Dourada anterior do ano passado.

No entanto, os especialistas acreditam que existe uma clara tendência de crescimento gradual nas viagens aéreas domésticas. Indicam também que a prosperidade do sector doméstico está ligada à do sector internacional, com o renascimento das viagens internacionais a desencadear um regresso à normalidade para a totalidade do mercado.

Este crescimento gradual também se verifica quando se comparam os números de Agosto e Setembro, uma vez que as viagens aéreas domésticas cresceram 43% durante neste último mês, de acordo com dados da VariFlight.

Crescimento da procura de viagens superior ao da frota

Embora haja uma grande concentração no momento presente e no curto prazo, as perspectivas de longo prazo também precisam de ser analisadas.

De acordo com o fabricante chinês de aviões domésticos COMAC, o número de passageiros na China deverá crescer 5,7% ao longo dos próximos 20 anos, enquanto que o número de aeronaves irá crescer a uma taxa de 5,2%. Prevê-se que a China se torne o maior mercado de viagens aéreas até 2040 e as companhias aéreas do país terão de comprar mais de 9 mil novas aeronaves. Com base nestes números, mostra-se evidente que as capacidades da Boeing e da Airbus, no seu conjunto, não serão suficientes para suprir as necessidades.

29 Outubro 2021