Campeonato do Mundo de Futebol faz disparar as ligações aéreas em todo o Médio Oriente

Campeonato do Mundo de Futebol faz disparar as ligações aéreas em todo o Médio Oriente

Apesar de o Campeonato do Mundo só se realizar no Qatar, os efeitos deste evento na conectividade aérea de chegada de voos são muito importantes para todos os destinos do Médio Oriente. O torneio também irá impulsionar a conectividade aérea interna na região do Médio Oriente. 

Mabrian Technologies, líder no fornecimento de Travel Intelligence, realizou um estudo sobre o impacto do Campeonato Mundial de Futebol na conectividade aérea no Qatar. Esperava-se que o número de voos de chegada para os aeroportos do Qatar aumentasse à medida que os fãs do futebol participassem no evento. No entanto, o estudo revela que os países vizinhos do Qatar estão a assistir a um efeito ainda maior.

De acordo com os horários dos voos de chegada a partir de 8 de Novembro, o número de lugares nos voos de chegada ao Qatar aumentará 25% durante a celebração do Campeonato do Mundo. Isto significa 400.000 lugares adicionais para os voos de ida e volta durante este período, em comparação com o ano passado.

Contudo, o impacto na conectividade aérea será relativamente muito maior para outros países do Médio Oriente. O Kuwait verá a sua capacidade de voo aumentar em 53%, enquanto que os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita aumentarão 46% e 43%, respectivamente, durante este período.

Como resultado deste aumento, estão programados 14.6 milhões de lugares de avião para esta região durante o período do evento.

Outro efeito do torneio que se destaca desta análise, é o efeito na comunicação aérea interna na região do Médio Oriente. A mobilidade entre o Qatar e os seus países vizinhos irá aumentar substancialmente durante este período. De facto, 47% dos novos lugares para o Qatar no período são da Arábia Saudita (30%), Emirados Árabes Unidos (11%) e Kuwait (6%). No total, são 188,000 lugares extra para a conectividade aérea regional no Médio Oriente.

O Campeonato do Mundo de Futebol pretende ser um ponto de inflexão para o turismo do Qatar e os seus efeitos irão repercutir-se em toda a região do Médio Oriente, tornando-o mais conhecido e mais conectado.

 

Fonte: MABRIAN, November, 2022

18 Novembro 2022