As Viagens e Turismo e a escassez de pessoal: Um Tema Global e a Realidade nos EUA

As Viagens e Turismo e a escassez de pessoal: Um Tema Global e a Realidade nos EUA

Os operadores das viagens e turismo foram duramente atingidos, precisamente quando a procura turística começou a disparar. O resultado foi o seguinte: Alguns hotéis não puderam reabrir, e aqueles que o fizeram, operam com equipas reduzidas.

De acordo com o último relatório de investigação de viagens da Phocuswright Help Wanted: How Travel Survives the People Shortage, as companhias aéreas tiveram de cortar rotas e cancelar voos à última hora porque não havia pilotos ou comissários de bordo suficientes. Outras empresas, ligadas às viagens, tiveram de reorganizar tarefas em torno do pessoal existente, ao mesmo tempo que aceleravam os esforços de recrutamento.

O aumento da procura não deveria ser normalmente um problema. Mas um inquérito da Associação Americana dos Empreendimentos Turísticos (AHLA) de Outubro de 2021 revelou que 94% dos hotéis tinham falta de pessoal e que 47% estavam " bastante carenciados de pessoal" devido à crise prolongada.

A Marriott, por exemplo, tinha 10.000 vagas por preencher em Setembro de 2021 nos seus 600 hotéis geridos nos Estados Unidos, de acordo com o Financial Times.

Mesmo com uma melhoria gradual, os problemas de mão-de-obra continuam: Uma análise para a AHLA efectuada pela Oxford Economics revelou que os hotéis, para estarem operacionais, terão de encontrar soluções tecnológicas e/ou de gestão para suprir a falta de 166.000 trabalhadores até ao final do ano.

Não existem soluções rápidas

Existem soluções para ajudar as companhias aéreas, hotéis e outras empresas de viagens a recuperar o pessoal - mas todas elas são dispendiosas. A melhor abordagem para seduzir novos talentos é a remuneração - pagar salários mais elevados, seja a um trabalhador à hora ou a um novo gerente, mas pode não ser suficiente (ou mesmo imprescindível). 

Os aumentos, promoções, benefícios (por exemplo, combinação de 401K (*), com seguros de saúde), e bónus (incluindo bónus de acordo com o desempenho) contribuem em muito para o sucesso do processo. Mas ainda não resolvem o problema quando competem com tantas outras indústrias que historicamente pagam mais.

As viagens e turismo e a hotelaria em particular costumavam ser das indústrias mais atractivas para a construção de carreiras, mas antes da pandemia. A indústria ainda é um óptimo local para trabalhar.

A AHLA lançou recentemente uma campanha publicitária que apresentava essas vantagens, tais como viajar para lugares interessantes ou obter descontos em viagens. Uma das suas frases-chave, " Faça do Destino de Viagem de Todos o Seu Local de Trabalho ", destaca o fascínio das viagens em si.

Tal como com outras indústrias, as empresas de viagens também estão a promover a oportunidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, excepto para os empregados que lidam directamente com os clientes, ou que trabalham num avião, comboio ou circuitos turísticos.

Após a pandemia, a maioria dos trabalhadores habituou-se e continua a preferir trabalhar a distância, mesmo que apenas alguns dias por semana.

 


(*) 401K é um tipo de plano de reforma pelo empregador, adoptado nos Estados Unidas da América e em outros países, e que recebe este nome em razão da secção do Código Fiscal norte-americano em que está previsto. O plano consiste, em linhas gerais, na aplicação de dinheiro que deveria ser retido na fonte para o IRS. Com esta modalidade, o empregado tem o valor descontado não para o pagamento do imposto, mas dirigido para uma aplicação financeira, que não sofre nenhuma taxa até quando seja efectivamente retirado. Muitas empresas oferecem aos seus empregados a opção de comprar acções da própria empresa, mas o comum é a constituição de fundos mútuos voltados para investimento no mercado de acções, títulos da dívida pública ou em PPR, ou ainda uma mescla desses investimentos.
 

 

Fonte: Phocuswright Help Wanted: How Travel Survives the People Shortage

 

09 Agosto 2022