Análise do impacto da tecnologia durante as viagens

Análise do impacto da tecnologia durante as viagens

A tecnologia hoje em dia é uma parte integrante da vida quotidiana. Quer sejam os dispositivos móveis que nos acompanham desde o momento em que acordamos até ao momento em que nos deitamos, aplicações de navegação que mostram o caminho mais rápido para o próximo encontro, aplicações organizacionais para nos ajudar a pensar, ou aplicações de encontros - os dispositivos móveis estão em todo o lado e muitas pessoas dificilmente conseguem imaginar as suas vidas sem eles. Qual é o impacto da tecnologia quando as pessoas viajam? A plataforma alemã de viagens online Urlaubspiraten perguntou a mais de 1.000 viajantes da Alemanha em 2022 como foram as suas férias de Verão em termos digitais. No geral, mais de 90 por cento dos inquiridos tiveram como suporte o smartphone durante as suas férias.

Planeamento de Férias - Nada funciona sem um Smartphone

Não sem a Internet - quase metade dos inquiridos (47%) procurou  o seu destino de férias para este Verão online. 32% decidiram sobre o destino de férias com base no orçamento disponível. Muitos viajantes retornaram a destinos experimentados no passado: quase 23% dos inquiridos passaram as suas férias num lugar que já tinham visitado antes.

Um quinto contou com os conselhos da família e dos amigos. Os viajantes da Geração Z (pessoas até aos 25 anos de idade) em média, decidiram o destino turístico maioritariamente com base no preço (43%), mas em menor número escolheram destinos de férias em que já tinham estado (15%). A Geração X (pessoas entre os 42 e os 57 anos de idade) foi menos aventureira neste Verão. Um total de 28% dos inquiridos desta faixa etária viajou para um destino familiar, e apenas 21% decidiu-se por um destino de férias com base no custo.

A diversão no lazer é uma obrigação. No planeamento de actividades, 62% dos participantes na pesquisa fazem depender a sua escolha dos comentários feitos na Internet, quase um terço (31%) nas aplicações de viagem e 28% nas sugestões de amigos e familiares que já conhecem o destino de férias. Em comparação, a Geração Z dá mais valor aos conselhos de pessoas próximas (39%).

Mais de um quarto de todos os entrevistados (26%) não planeiam o seu tempo livre com antecedência, decidem de forma espontânea e no local efectuar excursões e outras actividades. Quanto aos meios de comunicação social ou tradicionais guias de viagem, a Geração Z mais nova confia nitidamente no TikTok e Instagram para obter informação (38%), enquanto apenas 12% dos inquiridos de meia-idade procuram obter orientação nestas plataformas.

É impressionante que muito mais mulheres do que homens (29% vs.16%) confiam nas redes sociais para o planear as férias. De acordo com a pesquisa, dentro da Geração X, os guias de viagem ainda estão em voga em 18% dos menores de 26 anos e em 23% dos mais velhos desta geração.

O procedimento para reservar actividades no destino turístico foi diferente em 2022: cerca de 42% reservaram antes do início das férias, na sua maioria no website do respectivo fornecedor (55%), enquanto 58% não tomaram uma decisão final sobre uma actividade até se encontrarem no local.

Em viagem - O Apoio a actividades de lazer são suportadas por aplicações ou por empresas com esta actividade

Para muitos, o tempo passado no destino também é inimaginável sem um smartphone. O impacto da tecnologia é mais uma vez considerável. De acordo com os resultados da pesquisa realizada neste Verão, mais de 90 por cento dos viajantes usaram o dispositivo móvel para uma se orientarem localmente. As aplicações mais populares durante as férias são utilizadas para orientação (83%), seguidas pelas redes sociais e comunicação (chamadas telefónicas pagas) (77%).

As aplicações de lazer como música e vídeo streaming ou e-books (54%) também são muito populares entre os viajantes durante as férias. Para a Geração Z, as redes sociais desempenham o principal papel: 88% utilizam estas aplicações para comunicar durante as férias.

Para além do smartphone, os viajantes também gostam de utilizar outras ajudas técnicas. Utilizam o powerbank para obterem uma maior duração da bateria na rua (55%), o smartwatch (30%) e altifalantes externos (27%) também foram considerados úteis. Aqui as opiniões também diferem dependendo da idade dos inquiridos: para a Geração Z, as câmaras fotográficas e os portáteis (22% cada) também têm uma grande importância, enquanto a Geração X gosta de usar um leitor de e-books nas férias (23%) para além do seu portátil (26%).

38% dos inquiridos optaram por trabalhar remotamente durante o Verão. Isso significa que de qualquer lugar do mundo - mesmo em viagem muitos continuaram a trabalhar. Uma maior flexibilidade em termos de duração das viagens possibilita muitas vezes uma ou duas ofertas baratas: 50% dos inquiridos já tiveram a oportunidade de escolher voos ou alojamentos mais baratos quando trabalhavam em  mobilidade. Em geral os inquiridos indicaram que as viagens tornaram-se muito mais fáceis em 2022, graças aos desenvolvimentos tecnológicos.

Para alguns, pagar com dinheiro foi quase algo do passado. Na vida quotidiana, a maioria dos inquiridos (91%) utiliza métodos de pagamento online, e 64% também seguem este hábito nas férias. Há muitas razões para o fazerem, que vão desde a simplicidade (84%) e câmbio automático da moeda (41%), bem como uma melhor visão geral do orçamento para as viagens (40%), e da segurança no estrangeiro (30%). Os poucos defensores do dinheiro, por outro lado, valorizam o facto de que o dinheiro físico funciona em qualquer situação e sem problemas técnicos (56%), que é mais fácil e rápido o pagamento (47%) ou que é mais certo ser aceite do que outro qualquer método de pagamento (43%).

Desintoxicação Digital nas Férias - Desiste Conscientemente da Internet

Apenas 26% dos aparelhos electrónicos, tais como smartphones, tablets e similares, tiraram férias no Verão de 2022. No entanto, a pesquisa mostra que cada vez mais os jovens viajantes estão a dar importância à desactivação dos seus aparelhos. 34% dos entrevistados da Geração Z optaram por uma desintoxicação digital nas suas últimas férias. Esta faixa etária concentrou-se principalmente em ficar longe das redes sociais (83%), e-mails de trabalho (62%), e aplicações de streaming de vídeo (60%). Esta priorização também existe em geral nos diversos escalões etários dos entrevistados.

 

Fonte: Urlaubspiraten, Customer summer holiday survey, October 2022

04 Outubro 2022