80% dos hóspedes usam as redes sociais ao escolher um hotel

80% dos hóspedes usam as redes sociais ao escolher um hotel

O turismo e as redes sociais começaram a sua singular e peculiar relação muito cedo, que hoje se consolida numa coexistência sólida baseada numa fonte de conteúdos de viagens e de inestimável inspiração, e as redes sociais são hoje o melhor instrumento para narrar viagens, enquanto estas decorrem, e mostrar as maravilhas que se podem encontrar em qualquer destino. Muitos viajantes recorrem assim às redes sociais quando escolhem um hotel num destino turístico. A Eurostars Hotel Company reuniu, durante mais um ano, as contribuições dos seus clientes para compreender o que os utilizadores esperam das redes sociais em relação a propostas de viagens e experiências hoteleiras.

Hotéis em Redes Sociais: Os perfis inspiradores

O conteúdo é uma das partes fundamentais de qualquer estratégia de comunicação social. No que diz respeito à classificação dos “posts”, 37% dos clientes inquiridos preferem conteúdos relacionados com promoções associadas com sorteios de estadas e experiências em hotéis. Este grupo é seguido de perto por aqueles que preferem recomendações e guias de actividades no destino (34%). Vídeos e galerias de fotos estão em terceiro lugar, enquanto apenas 6% expressam preferência por críticas de outros clientes e recomendações de influenciadores. Em linha com estas exigências, a maioria dos utilizadores acredita que as contas dos hotéis nas redes sociais devem concentrar-se em oferecer promoções e ofertas aos clientes, de forma a conseguir fidelizá-los (40%). Em segundo lugar (37%), as redes sociais dos hotéis devem ser plataformas de inspiração através da publicação de conteúdos motivacionais para os viajantes. Apenas 23% pensam que as redes sociais deveriam funcionar como um canal para os hotéis interagirem com os clientes de uma forma rápida e directa.

O Instagram é rei quando se trata de inspiração

Embora o TikTok tenha evoluído rapidamente, ainda tem um longo caminho a percorrer para desinstalar o Instagram como a principal rede de referência para uma próxima escolha de uma viagem e de um hotel. Apenas 6% dos inquiridos dizem que os vídeos são mais motivadores comparados com 62% que acreditam que o Instagram ainda domina neste universo. 20% ainda permanecem leais ao Facebook, enquanto apenas 11% declaram abertamente que se inspiram nas experiências da família e amigos sem recorrer às redes sociais.

Papel dos Influenciadores

Se perguntarmos aos clientes sobre o papel dos influenciadores, quase metade dos entrevistados (47%) admitem que gostam de seguir contas diferentes para se manterem actualizados, mas que não tomam decisões com base nas suas recomendações. 35% dizem que preferem ser guiados pelas recomendações dos amigos e da família, sem prestarem demasiada atenção às contas dos influenciadores. Apenas 16% confessam dar total credibilidade a estes perfis, reconhecendo a sua capacidade de divulgar os hotéis através das suas próprias experiências.

Como é que as pessoas utilizam as redes sociais enquanto viajam?

Para além de nos motivarem na nossa vida diária, as redes sociais também nos acompanham nas nossas viagens. Apenas 13% dos clientes dizem que, quando viajam em lazer, também se desligam das redes sociais.

Os restantes 87% permanecem activos nos seus canais, seja para usar as redes sociais para procurar actividades e recomendações no destino (44%), para documentar a viagem e gerar memórias futuras (24%) ou para partilhar fotos com os seus amigos e contactos para que possam conhecer as suas experiências em tempo real através das redes (18%).

As Redes Sociais e os Hotéis associação perfeita

De acordo com os dados extraídos, os clientes não questionam a credibilidade dos perfis sociais dos hotéis. Cerca de 80% dos inquiridos consideram as contas destes estabelecimentos como um canal verdadeiro e eficaz para descobrir novos hotéis elegíveis para estadas futuras. A credibilidade gerada pelas redes sociais enquanto montra fiel dos serviços e instalações do hotel reforça a importância de investir em conteúdos de qualidade que permitam a execução de uma estratégia eficaz e com resultados positivos.

 

Fonte: Tourism Review Media, and Eurostars Hotel Company Evaluation, 2022 December 5

06 Dezembro 2022