52 destinos recomendados para 2022: Destaque para destinos sustentáveis

52 destinos recomendados para 2022: Destaque para destinos sustentáveis

No início de ano, o jornal americano The New York Times publica a lista dos 52 destinos que recomenda para viajar nos próximos 12 meses. Na sua selecção para 2022, está incluído um destino em Portugal em sétimo lugar, e esta publicação esclarece que estes são “lugares de todo o mundo onde os viajantes podem fazer parte da solução”, dando relevância este ano para destinos mais sustentáveis que estão a mostrar uma tendência crescente de procura.
 
Os três primeiros lugares na selecção dos 52 destinos correspondem à cidade de Chioggia, na província de Veneza (Itália), a Reserva Nacional de Chimanimani, em Moçambique, e o distrito de Queens, em Nova Iorque
 
Em Portugal, este jornal americano seleccionou este ano o Alentejo e a sua actividade vitivinícola. Segundo a publicação, esta região tem a maioria dos elementos necessários para a produção de vinho: sol, solo, castas autóctones e um legado de vinificação secular. O que é que lhe falta? A chuva. O aquecimento global tem ameaçado cada vez mais esta região árida conhecida pelos tintos quentes e encorpados, pelo que em 2015, a região criou o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Ao dar prioridade à conservação da água, com medidas como o desenvolvimento de culturas de cobertura para retenção de água e a criação de tanques para recolha de água da chuva, o programa ajudou as adegas a reduzir o seu consumo médio de água em 20%.
 
Entre os 52 destinos seleccionados este ano pelo jornal americano estão cidades como Kyoto, no Japão; Marraquexe, em Marrocos, ou Zihuatanejo, a noroeste de Acapulco (México),  espaços naturais em que destacam o Parque Nacional Cerro Castillo, no Chile, ou o Parque Nacional Iberá, na província de Corrientes (Argentina), mas também países como a África do Sul ou Eslovénia, e até municípios, como Courmayeur (Itália).
 
A totalidade dos 52 locais e respectivos comentários podem ser vistos (as imagens mudam continuamente) em: https://www.nytimes.com/interactive/2022/travel/52-places-travel-2022.html

11 Janeiro 2022